Eleições 2016: Justiça eleitoral aperta o cerco contra páginas “fakes”

A juíza eleitoral Quitéria Tamanini Vieira Péres tem tentado, com as ferramentas que tem na mão, coibir a ação de pessoas que, anônimas, tentam denegrir a imagem dos outros pela Internet.

Nesta semana, saiu uma sentença, desta vez contra o Facebook. A juíza eleitoral determinou que fosse retirada a página “Mais com Menos Blumenau”, por considerar que focava apenas na gestão de Napoleão Bernardes, com postagens ofensivas contra o tucano e de forma anônima.

Além disso foi exigido do Facebook que apresenta o o nome do proprietário, o IP e um e mail.

Facebook fake

Além disso, o Facebook foi notificado para retirar postagens do Blumenau Mil Grau e mais dois “fakes”, que falavam sobre o vereador Zeca Bombeiro (SD), candidato à releição.

Sou intransigentemente favorável a liberdade de expressão. Que pressupõe responsabilidade, ainda mais em período eleitoral. Portanto quem busca tratar destes temas, deve fazê-lo de cara limpa.

Seria bacana a Justiça Eleitoral também fazer este trabalho nos fakes que trabalham individualmente e povoam as postagens de portais sérios.

fake-palavra

 

10 Comentário

  1. e a campanha feita para o candidato a vereador , o filho do coveiro,

  2. Caro Rubens, falas isso porque não votas na Dilma. Não imaginas a violência, truculência e a quantidade de palavrões que os golpistas sabem proferir.

    Não existe anonimato na internet. Por fim, vá exigir cara limpa de um vizinho que denuncia um pai por estuprar sua filha, vai exigir de todos os jornalistas que estes coloquem o nome de suas fontes no corpo de suas matérias.

    Me parece um tanto hipócrita exigir cara limpa em nome de uma pseudo moralidade.

  3. LEANDRO, quem tem carater não se esconde por trás de nomes falsos.Caráter , é o que falta para muitos, independente da profissão, independente de qualquer coisa .Tudo que faço é de cara limpa, não tenho porque me esconder.Respeito opiniões , mas tenho a minha e tbem gosto de ser respeitado. FALE é coisa de covarde .

  4. Não entendeu o que escrevi. Uma pena. Defenda o projeto social do PT, dai voltamos a conversar. Não tem haver com caráter, mas sim com segurança. Se precisar, desenho.

  5. Usando este conceito simplista, poderíamos dizer que Machado de Assis era um mau-caráter, afinal, quando escrevia críticas diretas aos fazendeiros favoráveis à abolição se escondia por detrás de fakes. Imagina então Nelson Rodrigues, com sua pornográfica Suzana Flag, que mau-caráter.

  6. LEANDRO, não defendo projeto de nenhum partido, São todos iguais, nos partidos faltam pessoas de caráter.
    Não precisas desenhar, apenas saber que as opiniões são diferentes .
    Não sou partidário por um único motivo, não encontrei até hoje pessoas que mereçam minha confiança.
    Mas respeito sua opinião , mesmo não concordando .

  7. Mas reafirmo minha posição simplista, fake e coisa de covarde,
    Nos tempos atuais .

  8. Alexandre Gonçalves, embora fosse bacana agir contra fakes que trabalham individualmente e povoam as postagens de portais sérios, é necessário ressaltar que a justiça eleitoral não age de ofício.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*