Em uma sessão marcada por homenagens e agradecimentos, a Justiça Eleitoral de Blumenau diplomou nesta quarta-feira os 15 vereadores eleitos, o prefeito eleito Egídio Maciel Ferrari (PL) e a vice-prefeita reeleita Maria Regina de Souza Soar (PSDB). O plenário da casa estava lotado de autoridades, familiares, assessores e pessoas ligadas ao futuro governo.
A solenidade foi presidida pelo juiz da 088ª Zona Eleitoral de Blumenau e Juiz-Presidente da Junta Eleitoral responsável pela Diplomação, Orlando Luiz Zanon Junior.
A sessão solene marca a habilitação dos candidatos eleitos nas Eleições Municipais de 2024 em Blumenau para assumirem a partir de 1º de janeiro.
Três eleitos falaram. Egidio, Maria e Bruno Cunha (Cidadania), representando o parlamento por ter sido o mais votado. “O desafio mais do que nunca é o que fazemos com as nossas diferenças e a capacidade que devemos ter de encontrar as convergências, respeitando o direito de cada um de pensar de forma diferente. Importante se ter a clareza de que não representamos apenas os que nos conferiram o voto, mas representamos também aqueles que nem gostam da gente. É nosso dever,juntos, encontrarmos soluções para fazermos a vida de todos que residem nesta cidade ser melhor”, defendeu o vereador, apontando que é preciso dialogar mais, compreender mais e respeitar mais.
A vice-prefeita, que segue no cargo, fez um discurso de agradecimento a várias pessoas, entre elas o atual prefeito Mário Hildebrandt (PL).
O prefeito eleito e diplomado, Egídio Maciel Ferrari (PL), fez uma retrospectiva da caminhada até este dia, lembrando das convenções partidárias, da campanha, da caminhada pelas ruas, ouvindo as demandas da comunidade e apresentando as propostas e planos de governo. “Podem ter certeza de que nós vamos trabalhar muito para cumprir a nossa palavra, cumprir a nossa missão. Ao lado da vice-prefeita e junto com todos os vereadores, vamos trabalhar os melhores projetos, discutir as ideias com muito respeito para o bem e para o avanço da cidade de Blumenau. É isso que as pessoas esperam do serviço público, que nós, agentes públicos, trabalhemos servindo as pessoas e servindo a nossa cidade”, concluiu.
No início da solenidade, o juiz da 088ª Zona Eleitoral, Orlando Luiz Zanon Junior, que presidiu a solenidade, apontou que esse momento marcou não apenas o reconhecimento do esforço e da dedicação de cada um dos eleitos, mas também a renovação da esperança e do compromisso com o futuro da cidade. “Cada voto depositado nas urnas representa a confiança e a expectativa de nossos cidadãos por um governo justo, transparente e eficiente. Neste momento de celebração, é também importante lembrar que a verdadeira força de uma democracia reside na participação ativa de seus cidadãos, não só durante as eleições, mas cotidianamente. Que cada um de nós, como membros desta comunidade, possa continuar a exercer o nosso papel de forma vigilante e construtiva, contribuindo para o fortalecimento das instituições e para a construção de um futuro melhor para a cidade”, ressaltou, apontando que a missão dos eleitos é árdua, que exige responsabilidade, mas também uma missão nobre.
O Promotor Eleitoral, Gustavo Mereles Ruiz Diaz, fez uso da palavra em nome do Ministério Público Eleitoral. Ele exaltou a democracia, ressaltando o sistema eleitoral seguro, eficiente e sem fraudes nas urnas eletrônicas. Exaltou a sociedade multicultural, heterogênea, em que todos somos diferentes. “Qualquer que seja sua ideologia, devemos sempre lembrar que existe um ser humano que precisa de nós. Nós, na função pública, temos que pensar que, no dia em que conquistamos nossos mandatos, temos que ter a consciência tranquila de que fizemos o melhor. É isso que todos esperam de nós. Desejo aos que têm mandato que tenham cuidado de manter essa harmonia e essa democracia, que nos faz livres e que nos orgulha de sermos uma sociedade democrática. Precisamos olhar para todos, independentemente das nossas ideologias”, disse aos eleitos.
Também falaram o presidente da Câmara, Almir Vieira (PP), e Mário Hildebrandt, que além de agradecer, fizeram um balanço dos mandatos.
“Vocês, a partir do dia 1º, terão o papel fundamental de serem animadores dessa capacidade de resiliência dos nossos cidadãos. Tenham em mim um parceiro, um amigo quando necessário e conselheiro, mas sobretudo, alguém que vai estar torcendo e orando para que a cidade possa ter cada vez mais crescimento e prosperidade”, desejou o ainda prefeito.
Homenagens
A Justiça Eleitoral aproveitou a sessão para fazer homenagens em reconhecimento à valorosa colaboração de integrantes da comunidade nos trabalhos da Justiça Eleitoral, contribuindo diretamente para o sucesso das Eleições Municipais de 2024 nas Zonas Eleitorais. Foram entregues certificados de Mérito Eleitoral para mesários e eleitores.
Recebeu o certificado o eleitor da 088ª Zona Eleitoral, Robson Marlon Marcos, que exerceu a função de presidente de mesa nas Eleições de 2024 e há 26 anos coopera com a Justiça Eleitoral. Atua como mesário desde 1998, tendo participado de 24 eleições no município de Blumenau.
Também recebeu o Certificado de Mérito Eleitoral a eleitora da 003ª Zona Eleitoral, Patricia Nascimento da Silva, nas Eleições de 2024 e há 26 anos coopera com a Justiça Eleitoral. Atua como mesária desde 1998, tendo participado de 25 eleições no município de Blumenau.
A 088ª Zona Eleitoral de Blumenau prestou homenagem emérita à eleitora Aracy Borba Ferreira, nascida em 16 de novembro de 1922. Recebeu o Certificado de Mérito Eleitoral em reconhecimento aos seus 102 anos, neste ato simbolizando todo o colégio eleitoral de Blumenau, pela sua honrosa contribuição ao engrandecimento da democracia.
A 003ª Zona Eleitoral de Blumenau também prestou homenagem emérita ao eleitor Mauro Luiz Kreibich, nascido em 04 de fevereiro de 1927. Ele recebeu o Certificado de Mérito Eleitoral, em reconhecimento aos seus 97 anos, neste ato simbolizando todo o colégio eleitoral de Blumenau, pela sua honrosa contribuição ao engrandecimento da democracia.
Esperamos que os diplomados façam por merecer os votos de seus eleitores , atuem na verdadeira vereança , fiscalizando o executivo de forma atuante , não como oposição ou situação , mas com atuação .
Não elegemos vereadores , prefeito e vice para serem subservientes de oligarquias, foram eleitos para governar pelo povo , para o povo e com o povo .
Esperamos que façam de seus cargos eletivos instrumentos para políticas públicas, em prol da população e não politicagem . Quiçá um dia tenhamos alteração nas leis eleitorais e que os eleitos tenham somente 5 anos de mandato , podendo galgar novos cargos eletivos em patamares superiores ,não concorrendo ao mesmo cargo . A oxigenação na política é extremamente importante , a cada 5 anos pessoas novas , pensamentos novos , político não é carreira , pelo menos no mesmo cargo .
No mais , tenhamos esperança que os diplomados honrem o sobrenome recebido de seus pais e façam da valer cada voto recebido , pois o que temos atualmente não condiz com a lisura e transparência que esperamos dos políticos .