
Único deputado federal eleito pelo Novo em Santa Catarina – e um dos três da sigla na Câmara dos Deputados – , Gilson Marques se notabilizou pelo combate à distribuição das emendas parlamentares da forma tradicional, quando políticos, autoridades e a comunidade em geral reivindicam o recurso e o dono do mandato o destina, para depois, em um ato político, distribuir o resultado junto aos beneficiados.
Gilson Marques chegou a criar o projeto “emenda sem barganha”, para tentar dar um caráter técnico à distribuição dos recursos de que tem direito. As entidades, associações e interessados em geral cadastravam a proposta, ela passava por um crivo técnico e não tinha “padrinhos”, nem quem fazia o pedido e nem o deputado que a concedia. Gilson, inclusive, evitava fazer atos políticos quando da entrega dos recursos.
Mas o tempo passa e nesta quarta-feira, na sessão itinerante da Câmara Municipal, no bairro Badenfurt, mais um dogma interno do Partido Novo ficou pelo caminho. Com a presença do deputado estadual Mateus Cadorin (Novo), junto à comunidade, os vereadores do Novo realizaram o ato de entrega de uma emenda de R$ 500 mil para a pavimentação da Rua Elke Hansen.
“Veio uma demanda muito importante para a gente, daqui do Partido NOVO de Blumenau, para que a gente pudesse trazer um recurso para a cidade, especificamente para a comunidade do Badenfurt. Vocês merecem. “O progresso mora aqui”, declarou o deputado estadual, fazendo uma referência a um trecho do hino de Blumenau.
De acordo com o vereador Diego Nasato, que mora na região atendida pela sessão itinerante e pela emenda parlamentar, essa demanda já é tema de reivindicações do seu gabinete há cerca de dois anos. “Essa emenda vai proporcionar a realização de uma obra muito aguardada pela comunidade, vai mudar a rotina de quem usa a Rua Elke Hansen todos os dias para deixar seu filho na creche e na escola”, disse.
De acordo com o vereador Bruno Win, a destinação do recurso é resultado de um trabalho realizado pelos vereadores da bancada do NOVO junto aos deputados estaduais de todos os partidos. “Ao destinar esses R$ 500 mil fora da sua base eleitoral, que é Joinville, o deputado Cadorin demonstra respeito a Blumenau. Fica aqui o nosso sincero agradecimento”, finalizou.
A obra é importante e o recurso vai viabilizá-la. Este post dá visibilidade ao fato e, sem juízo de valor, aponta para o fim de mais uma condição que o Novo se impôs no começo e agora revê.
Seja o primeiro a comentar