Nesta terça-feira, 27 de outubro, com início às 9 horas e plenária final agendada para às 15 horas, ocorre mais um Encontro Nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (Rede de ITCPs). Assim como os encontros regionais e estaduais em 2020, o nacional também será realizado totalmente de forma online.
Durante o encontro nacional serão debatidos a situação da Universidade Brasileira das ITCPs; as incubadoras no contexto da Extensão Universitária e sua curricularização; a Economia Solidária como estratégia para enfrentamento da atual crise sanitária e civilizatória e a Atuação em Rede das ITCPs. “O objetivo do Encontro Nacional é retomar o processo de mobilização e articulação das ITCPs em todo o território nacional”, destaca o professor Valmor Schiochet, da ITCP/FURB, que faz parte da coordenação nacional da Rede de ITCPs. Toda a equipe da ITCP/FURB participa do encontro.
A Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares nasceu em 1998 e é formada, atualmente, por 60 incubadoras. Seu objetivo é apoiar a formação e consolidação de empreendimentos de economia solidária e prestar assessoria e formação a grupos já consolidados.
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB) surgiu em 1999 inspirada na experiência e metodologia implementada pela ITCP da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COOPE/UFRJ) e que se estendeu pelo país, formando a Rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares e do Programa Nacional de Apoio as Incubadoras de Cooperativas Populares (PRONINC). A ITCP/FURB é um programa da Universidade Regional de Blumenau aprovado no Conselho Universitário, de acordo com o Parecer nº 028/2017/CONSUNI.
Ao longo de sua existência, a ITCP/FURB desenvolve a metodologia de incubação de empreendimentos cooperativos populares contribuindo de maneira decisiva para a promoção da economia solidária na região e no Estado. Participa do Programa Nacional de Apoio à Incubação (PRONINC) e do Programa de Extensão Universitária (PROEXT/MEC), o que tem permitido a captação de recursos e articulação com as políticas nacionais e com as Redes de Incubadoras e de Economia Solidária.
Em 30 de junho deste ano, recebeu R$ 133.210,00 provenientes de emenda parlamentar encaminhada pela deputada estadual Luciana Carminatti. Os recursos foram repassados por meio de convênio celebrado entre a Universidade e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) para desenvolver o Programa “Apoio a Política de Trabalho emprego e Renda e Qualificação em Empreendimentos Solidários”, com objetivo de fortalecer e ampliar as iniciativas de economia solidária no município de Blumenau e no estado de Santa Catarina.
PROGRAMAÇÃO
9 h – Abertura e Apresentação ITCPs e IES Participantes
9h45 – Apresentação da Rede de ITCPs
10 h – Relato das Regionais e da Rede de Estudantes
11h30 – Informes Gerais
13h30 – Reunião dos Gruoos de Trabalho. Temas:
a. Extensão e Curricularização da Extensão
b. Situação da Universidade Brasileira e as ITCPs
c. Atuação dos Estudantes e Rede de Jovens Estudantes
d. Relação das ITCPs com movimento da economia solidária e outras economias
e. A articulação entre ITCPs e o fortalecimento da Rede e relação com outras redes
15h – intervalo para relatores
15h15 – Plenária FinalFonte: FURB
Seja o primeiro a comentar