Equipe de combate à dengue recolhe 48 toneladas de entulho no bairro Tribess

Foto: Eraldo Schnaider

A Prefeitura de Blumenau, em parceria com as secretarias de Promoção da Saúde (Semus) e Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), realizou uma ação nessa quarta-feira, dia 8, de recolhimento de 48 toneladas de entulho na região do Tribess. O objetivo é combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, diz que a Prefeitura, com as equipes de Saúde e Conservação e Manutenção Urbana, está preparada e comprometida em garantir a saúde de todos. “Mas, para fazer a diferença efetivamente, precisamos da participação ativa de cada cidadão, mantendo a limpeza de seus ambientes. Juntos, podemos eliminar os focos do mosquito, evitando uma nova epidemia e preservando a qualidade de vida na cidade.”

Daniel Hostin, secretário da pasta de Conservação e Manutenção Urbana, destaca a importância da iniciativa. “Ações de limpeza urbana são fundamentais para garantir a saúde pública em nosso município, porque o acúmulo de entulho cria criadouros para o mosquito da dengue, colocando toda a população em risco.”

Novas operações de recolhimento de entulho estão sendo programadas, mas a Prefeitura de Blumenau continua executando outras ações de combate à dengue, como o recolhimento de pneus sem uso, a aplicação de BTI e fumacê nos diferentes bairros da cidade, o controle vetorial em áreas estratégicas e as visitas dos agentes de endemias às residências.

Denúncia

Moradores que identificarem possíveis focos do mosquito ou locais que favoreçam o aparecimento do Aedes aegypti podem fazer denúncias por meio do Programa de Combate à Dengue. O atendimento é realizado pelo OuvidorSUS, pelo telefone 156 (opção 4) ou (47) 3381-7770, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também é possível registrar a denúncia on-line aqui.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*