Ingressar em uma boa universidade de medicina não é uma chance que aparece para todos. Foi na busca por uma faculdade de ponta, mas com bom custo-benefício, que o estudante Mateus Victor dos Santos, de 17 anos, encontrou a Universidade Médica Estatal de Kursk, em Kursk, cidade a 532 km ao sul de Moscou, na Rússia. A qualidade do ensino chamou a atenção do jovem, que não pensou duas vezes em arrumar as malas e partir atrás de seu sonho. “Sei que o curso é difícil, com professores rígidos, mas vou me dedicar muito para ter uma boa vida acadêmica”, explica.
Foi por meio de seu primo, que faz medicina no Brasil, que o aluno descobriu o curso no exterior. “Ele contou de uma amiga que faz medicina na Rússia e busquei saber mais. Encontrei a Aliança Russa e passei a me interessar pelo assunto”, diz. O jovem, que teve o apoio dos pais nessa jornada, está animado para conhecer novas pessoas, com culturas diferentes, e já faz planos para o futuro. “Pretendo me formar e trabalhar pela Europa ou no Canadá, mas não quero voltar para o Brasil”, afirma.
Mateus embarca para a Rússia no dia 17 de fevereiro, ao lado de outros brasileiros. Todos os alunos viajam com o apoio da Aliança Russa, representante oficial das universidades russas no Brasil desde 2005. Seu trabalho consiste na seleção dos candidatos, no processo de orientação da faculdade, no recolhimento da documentação necessária para permanência legal do estudante na Rússia, na obtenção da vaga, inscrição na universidade e na assessoria durante a viagem.
Preparatório
Antes do curso, com duração de seis anos e ministrado totalmente em língua inglesa, Mateus irá passar pela faculdade preparatória, onde vai aprender Física, Química, Biologia e Inglês. Além disso, terá aulas de russo para comunicação com os locais. As classes acontecem na própria universidade.
Baixo custo
Além da qualidade do ensino – a Universidade Médica Estatal de Kursk é considerada uma das melhores do país e líder no ensino em inglês –, a questão do custo também é um chamariz para estudantes brasileiros. Isso porque o governo russo subsidia os alunos estrangeiros que vão para o país estudar, o que diminui consideravelmente os preços. O semestre sai por aproximadamente US$ 3100 (cerca de R$ 2.170 por mês, considerando o câmbio do dia 20 de janeiro. O valor é fixo até o aluno se formar), incluindo hospedagem e seguro médico. Valor muito inferior ao cobrado no Brasil.
Ao voltar para o país o estudante submete o diploma ao processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, o Revalida, que é um procedimento padrão para qualquer aluno que faça graduação em centros de ensino estrangeiros. Cerca de 80% dos estudantes obtêm o registro no Conselho Regional de Medicina no mesmo ano em que chegam.
No total, mais de 100 médicos brasileiros já se graduaram pela Instituição e agora atuam em hospitais e clínicas nos quatro cantos do país. Outros 500 estudam atualmente medicina na Universidade Médica Estatal de Kursk.
Oportunidade
Aos interessados em estudar medicina na Rússia e tirar o diploma no exterior, as inscrições para a turma da Faculdade Preparatória de Kursk de abril de 2020 e para o segundo semestre na Universidade Médica Estatal de Kursk já estão abertas. Para mais informações, entre em contato com a Aliança Russa:
Edif. Prime Office Park
Rua Adib Auada, 35, Sala 113-B
Granja Vianna – Cotia / SP
CEP: 06710-700
Telefone: (11) 4551-3836
Be the first to comment