Estudantes com dificuldades de aprendizagem ganham programa especial em Blumenau

Foto: Eraldo Schnaider//Secom PMB

É uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, oficializada pelo prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) nesta terça-feira, 19. É o Serviço Multiprofissional de Atenção em Educação e Saúde, o Sermaes.

Foto: Eraldo Schnaider//Secom PMB

O projeto tem como objetivo integrar e otimizar as ações voltadas a crianças e adolescentes do município que apresentam déficit de aprendizagem, decorrente de problemas sociais e/ou de saúde. A coordenação dos trabalhos ficará sob responsabilidade de uma equipe multidisciplinar, composta por coordenador, psicopedagogo, médico em neuropediatria, psicólogo, assistente social e fonoaudiólogo, que serão responsáveis por realizar a avaliação, os encaminhamentos necessários e o acompanhamento de estudantes identificados nas escolas das redes municipal, estadual e particular.

O ponto de partida para chegar ao Sermaes são as unidades educacionais municipais, estaduais e particulares, que tem a responsabilidade de identificar os estudantes com dificuldades de aprendizagem e emitir um guia de encaminhamento para consulta em saúde e um relatório sobre a situação, os quais serão enviados aos respectivos pais ou responsáveis. Em seguida, esses documentos deverão ser apresentados na unidade básica de referência, encarregada por solicitar o pedido de agendamento da consulta, via Sistema de Regulação, com a equipe multidisciplinar do projeto.

Nos próximos meses, a equipe do Sermaes fará os atendimentos iniciais, provisoriamente, no Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira. Quando as obras da Policlínica estiverem concluídas, a estrutura será transferida para o local.

Dou visibilidade e valor para esta iniciativa, torcendo para seu bom funcionamento.

Da redação, com informações da Secretaria de Comunicação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*