Evento do LIDE apresentou impactos da tecnologia no futuro e primeiro decreto 5G no Estado

Foto: Filipe Scotti/Agência JSomensi

O encontro especial do LIDE SC, na noite desta quinta-feira, 18, no LinkLab da Acate, reuniu autoridades, empresários e executivos de diferentes setores produtivos catarinenses para debates sobre importantes ações que serão realizadas após a chegada do 5G no Estado.

O painel sobre o impacto das novas tecnologias na vida das pessoas, empresas e sociedade, com o VP de Marketing da Claro, Marcio Carvalho, e o Diretor Regional da Claro para a Região Sul, Marcelo Repetto, trouxe diferentes perspectivas, desafios e oportunidades aos líderes catarinenses, já que ambos acompanham ativamente da implementação do sistema.

“Este é um momento histórico. A implantação desta tecnologia vai acelerar a transformação do nosso país. Agora, de fato, estamos em uma era que conecta tudo e todos, a exemplo da internet das coisas, as cidades inteligentes, máquinas agrícolas, todos os sensores e muito mais”, contextualiza Carvalho.

Ele reforça que o 5G no Brasil é uma referência, está sendo implementado em velocidade recorde e deve chegar até o fim deste ano em todas as capitais. “O que vai propiciar uma sociedade mais conectada, com uma vida mais produtiva e divertida”, complementa.

Repetto conta que a Claro assumiu a liderança no mercado de Florianópolis. “Estamos sendo muito bem recebidos na cidade e em todo o Estado. Temos ainda uma longa trajetória à frente, que faremos em conjunto com o Governo, iniciativa privada, meio acadêmico e o ecossistema de inovação para desenvolver produtos e serviços com diferenciais inovadores”.

Primeiro decreto de SC

O Prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, também protagonizou um importante momento na abertura do encontro, com a apresentação do decreto assinado na tarde de ontem, na Câmara de Vereadores, que regulamenta a Lei Complementar nº 716/2021, sobre antenas, colocando a a Capital como a primeira cidade do Estado a liberar o início das operações da tecnologia 5G, o que deve aumentar em 100 vezes a velocidade de upload e download.

“Florianópolis agora tem todas as condições legais para que as operadoras instalem suas antenas e ofereçam a nova tecnologia aos usuários do serviço com total segurança jurídica, obedecendo também as regras do zoneamento da cidade”, explica o prefeito, que também reforçou o sinal 5G estar disponível na Capital até 29 de setembro, prazo regulamentado pela Anatel e aplicado para todas as capitais.

O evento foi marcado ainda pelo anúncio da Claro como a nova Mantenedora Institucional do LIDE, que marca 10 anos em SC, reúne 52% do PIB Privado nacional e é o maior grupo multissetorial de líderes empresariais do país.

“A tecnologia 5G abre novas possibilidades para negócios e, consequentemente, desenvolvimento socioeconômico do Estado. É uma honra para o LIDE ser o ambiente de anúncio dos investimentos em Santa Catarina da Claro, um dos maiores grupos de telecomunicações do mundo”, fala Delton Batista, presidente da entidade.

Entre as presenças executivas no evento, estavam Sérgio Brincas, CEO do Baía Sul, Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum Engenharia, e Maikon Ulrich, sócio da i3C Soluções. Além da Claro, são empresas mantenedoras do LIDE SC: A Becker Loteamentos, Almeida Junior, AsQ, Bertol, Engie, EQI Investimentos, Portobello, Sicoob e Unisul, entre outras do rol de marcas parceiras da entidade.

Durante o encontro, a Intelbras apresentou, em primeira mão, o CPE 5G (Customer Premises Equipment), roteador Wi-Fi 6 Mesh, que será lançado oficialmente em outubro para uso das operadoras que ativarem o 5G na faixa de 3,5 GHz. A solução produzida em solo catarinense e que irá para todo país será usada para diversos casos de uso do 5G, principalmente em FWA (Fixed Wireless Access), já que proporciona conectividade, velocidade e latência semelhantes à fibra ótica, sem precisar de cabeamento e instalação na última milha (last mile).

Fonte: Larissa Linhares

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*