Em evento na manhã desta segunda-feira, 16, no Centro Empresarial de Blumenau, o Sebrae e a ApexBrasil, anunciaram uma parceria para as micro e pequenas empresas de Santa Catarina aumentarem a competitividade local e ampliarem seus negócios para o mercado externo.
A assinatura da parceria entre as instituições vai proporcionar a entrada de 950 empresas no programa, nos próximos dois anos. A parceria foi oficializada durante o seminário realizado em Blumenau, com um encontro com lideranças, que abordou as oportunidades que o comércio exterior apresenta aos empreendedores catarinenses.
Dois petistas – o ex-prefeito de Blumenau, Décio Lima, presidente do Sebrae, e Jorge Vianna, ex-governador e senador pelo Acre -, apresentaram a proposta no templo do empresariado de Blumenau.
“Essa pujança que Santa Catarina tem, que é o espírito do micro e do pequeno empreendedor, que é a grande maioria do processo econômico na nossa região e no nosso estado, possa integrar o processo de exportação, dentro da economia globalizada. Minha cidade de Blumenau, por exemplo, é berço do empreendedorismo em Santa Catarina. Por isso, o Sebrae e a Apex estão lançando este programa, que terá investimentos das duas instituições, para que possamos levar a integração da economia internacional também para este segmento. O Sebrae tem o papel de atuar nas condições do ambiente de negócios e, também, aquilo que é imprescindível, permitindo que os pequenos possam participar das agendas internacionais de interação econômica”, afirmou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
O objetivo da parceria é fomentar a participação das micro e pequenas empresas em transações internacionais, desmistificando a ideia de que internacionalizar uma empresa está ao alcance somente de grandes corporações. “Queremos unir forças para que o empresário catarinense, que já é referência em negociações e posicionamento de mercado, com um papel de destaque na economia nacional, possa dar um passo a mais na sua atuação internacional. Nosso papel é facilitar caminhos e oferecer mecanismos para que a prática exportadora seja uma realidade crescente em Santa Catarina”, comenta Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Seja o primeiro a comentar