Blumenau se prepara para receber a 11ª edição do RetroSC, um evento que reúne colecionadores, expositores, desenvolvedores e vendedores de videogames e computadores clássicos. A cidade será a sede do encontro pela primeira vez, no dia 13 de maio, sábado, com início às 9h e término às 19h, na quadra de esportes do Ginásio Escola da Universidade Regional de Blumenau (FURB), no campus 1, com acesso pela rua Alfredo Gunther, no bairro Victor Konder.
O objetivo do evento é promover a confraternização entre os diferentes públicos e proporcionar a oportunidades de conhecer equipamentos, programas e jogos de outras épocas. O RetroSC reúne entusiastas, colecionadores, lojistas e desenvolvedores para sistemas antigos. Além de comprar, vender ou trocar itens clássicos dos anos 70, 80, 90 e 2000, os participantes podem participar de campeonatos de jogos com premiação para os primeiros colocados.
O curso de Ciência da Computação da FURB apoia o evento, “pois apresentar a evolução da tecnologia é uma fonte de inspiração para as atuais gerações. Muitas pessoas se encantam com os equipamentos, jogos e softwares antigos, percebendo como em tão pouco tempo a humanidade avançou com rapidez, o que permite sonhar com novos progressos e descobertas” destaca o professor Marcel Hugo, coordenador do curso de Ciência da Computação na Universidade de Blumenau.
Ainda segundo ele, o encontro do RetroSC é uma oportunidade de viajar na evolução da tecnologia das últimas décadas: de 1970 para cá. “Mesmo período em que existem os cursos da área de informática da FURB, que acompanharam todo esse processo evolutivo. Sem contar que muitos de nós vivemos este período, marcando nossas infâncias e adolescências com esses jogos e equipamentos. Por isso, acredito que será um sábado de encontros e reencontros, lembranças e descobertas”, pontua o professor.
O evento é gratuito e aberto ao público, mas a organização pede que os interessados levem preferencialmente um litro de leite longa vida ou um quilo de alimento não perecível por pessoa no dia do encontro. Uma instituição de caridade da cidade sede é escolhida para receber as doações e desta vez o Lar Betânia será o beneficiado.
O RetroSC surgiu de um grupo criado no WhatsApp em 2016, composto por colecionadores catarinenses e apaixonados pelo universo Retrogame. Hoje, o grupo conta com mais de 330 membros em mais de 50 cidades de Santa Catarina. A ideia é difundir o colecionismo, preservar histórias de equipamentos e jogos. É através desta comunidade que os membros solicitam informações sobre os segmentos, vendem produtos, trocam e preservam histórias.
A 11ª edição do RetroSC promete ser um encontro incrível para quem é fã de videogames e computadores clássicos. Marque na sua agenda e participe, é neste sábado, 13 de maio, a partir das 9 horas da manhã.
Be the first to comment