Evento na UFSC de Blumenau debate enfrentamento ao neonazismo

Foto: divulgação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, nesta terça-feira (28), o evento “Enfrentamento ao Neonazismo em Santa Catarina”. A programação inicia às 15h30, no auditório do campus de Blumenau, com a exibição do documentário “Uma História de Silêncios”, produzido por alunos do curso de Jornalismo da UFSC e premiado pelo Instituto Vladimir Herzog. Na sequência serão realizadas duas mesas de debates, a última com o o professor Dr. Michel Gherman, pesquisador e especialista em neonazismo.

O objetivo do evento é discutir a presença do neonazismo em Santa Catarina e apresentar medidas necessárias de políticas públicas para alterar essa realidade. No encontro também será feita a articulação de uma rede de pesquisa sobre o tema entre a UFSC, FURB, MP/SC e MPF.

A primeira mesa de debates será com a presença da advogada Rosane Magaly Martins, presidente da ONG Mães do Amor em Defesa da Diversidade, do advogado Marco Antônio André, militante pelos direitos da população negra, e demais representantes de movimentos de luta por direitos do Vale do Itajaí. A ONG foi convidada para apresentar o dossiê enviado ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) que relata uma sequência de atos LGBTfóbicos. O material foi encaminhado pelo MDHC ao Ministério Público de Santa Catarina solicitando a apuração dos fatos.

Segundo a advogada Rosane Magaly Martins, responsável por reunir as denúncias, o dossiê chegou a ser arquivado, sendo indeferida a instauração de investigação. Depois que Rosane relatou sobre o arquivamento no último Congresso Estadual de Direitos Humanos, realizado em Florianópolis, foi ordenado o desarquivamento das denúncias e a apuração dos atos pela 40ª Procuradoria de Justiça de Santa Catarina, responsável por todos os procedimentos que visam reprimir condutas de intolerância, preconceito e discriminação, tanto na área criminal quanto de natureza civil.

A atividade é uma iniciativa conjunta da UFSC com o Movimento Humaniza Santa Catarina, a APUFSC Sindical, a Pós-graduação em Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB), o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual.

O evento acontecerá no auditório da UFSC Blumenau, na rua João Pessoa, 2750, bairro Velha. Inscrições podem ser feitas neste link.

 

1 Comentário

  1. Poderiam também promover o evento ” Enfrentamento as ideologias políticas as pichações na UFSC”

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*