Até o dia 28 de setembro, quem circula pela Rodoviária de Blumenau poderá conferir a exposição itinerante “Centro Vivo”. Ela está distribuída na área de guichês de passagem.
O principal objetivo é chamar atenção das pessoas para a proposta de reurbanização do centro da cidade. O projeto urbanístico foi desenvolvido pelo escritório Jünge Belli Arquitetura e desenvolvido SINDILOJAS Blumenau, Sinduscon e Secovi. A exposição apresenta a proposta em 24 painéis com imagens e textos.
O projeto é bem interessante e merece nossa atenção, já que quer devolver ao Centro a importância que ele tinha no passado. Três eixos o compõem: moradia, lazer e comércio. Algumas das áreas que pretende-se remodelar é a quadra onde está a prefeitura e o prédio do antigo Fórum, além do Centro Histórico, onde está o Biergarten, o Mausoléu Dr. Blumenau, o Museu da Família Colonial e a antiga prefeitura.
E a maior e mais significativa mudança uniria o jardim do Teatro Carlos Gomes com os terrenos onde estão o INSS, um prédio comercial e o estacionamento do Colégio Bom Jesus. Toda esta área seria transformada numa grande praça.
As sugestões do projeto estão no plano de governo de Napoleão Bernardes (PSDB), e algumas até já saíram do papel, como a reurbanização da Rua Nereu Ramos, e projeto de remodelação da Curt Hering, que está em fase de execução. As outras propostas ainda não saíram do papel.
Um imóvel em situação irregular, além de funcionar para seu próprio fim, abriga diversos comércios e uma autarquia municipal. E agora até uma exposição. Pois é. Bizarrice total.