
O espaço cultural da Casa do Comércio terá sua segunda mostra a partir da semana que vem. É exposição Marítimas, do fotógrafo Ronaldo Azambuja. Os detalhes você confere no release enviado pela assessoria de imprensa da CDL

Espaço Cultural Casa do Comércio recebe exposição Marítimas
As obras são do fotógrafo Ronaldo Azambuja. O espaço é aberto ao público e a visitação é gratuita.
A partir da próxima segunda-feira, 13, os blumenauenses poderão visitar as novidades do Espaço Cultural Casa do Comércio. Dessa vez, a arte vem por meio das fotografias de Ronaldo Azambuja, natural de Brusque, mas que morou por muitos anos em Blumenau. A exposição “Marítimas” é composta por 10 obras e deve permanecer no local por 25 dias.
A abertura da mostra será marcada por um coquetel para convidados, no dia 13, às 19h30, na Casa do Comércio. O evento contará com a presença de autoridades, pessoas ligadas à cultura, diretores e colaboradores da CDL e demais convidados.
Nessa exposição, o fotógrafo Ronaldo Azambuja apresenta imagens de antigas embarcações, piers e paisagens marítimas capturadas na ilha de Santa Catarina, na cidade de Punta Arenas e na Estância San Gregório às margens do Estreito de Magalhães, na Patagônia Chilena.
Azambuja diz que sempre entendeu o mar como uma fonte de mistérios e desafios para os seres humanos desde os primórdios da humanidade. “A proposta da exposição é resgatar o homem da cidade, o observador, e induzi-lo a mergulhar nas sensações capturadas pelas imagens retratadas nesses locais, provocando momentos de introspecção, distanciamento, empatia e deleite”, explica Azambuja.
Sobre o Espaço Cultural Casa do Comércio, Azambuja entende que a iniciativa é uma excelente forma de fomento a cultura e um exemplo a ser seguido. Para ele, expor no local tem duplo valor. “Primeiro como artista que disponibiliza suas obras para serem apreciadas pelo público em geral. E segundo, por eu ter morado em Blumenau por vários anos, e, então poder retribuir com esta exposição à cidade que me acolheu naquele período”, conta o fotógrafo.
Para o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, a cultura é essencial na formação do indivíduo. “Estamos muito satisfeitos em poder viabilizar mais cultura as pessoas. A CDL tem um papel muito importante no desenvolvimento da cidade e acreditamos que a cultura é parte disso tudo”, afirma Roncaglio.
O Fotógrafo
Ronaldo Azambuja entrou em contato com o mundo fotográfico ainda na infância através de seu pai e de um tio dono de um estúdio fotográfico, em Brusque. Seu pai o presenteou com as Kodak´s da época e o tio o permitia circular pelo estúdio, onde, acompanhando a fruição de fotografias de viagens, foi adquirindo marcado interesse pela arte.
Com o tempo, o interesse foi crescendo por meio de visitas a diversas exposições. Igualmente o conhecimento veio com o aperfeiçoamento autodidata e a prática. Tornou-se um admirador das expressões da arte fotográfica, ampliando a prática e as leituras na área, juntamente com a necessidade de dividir conhecimento e expor os trabalhos.
Atualmente desenvolve pesquisa visual aliando a fotografia ao conceito de tempo, através de pequenas e longas viagens, unindo o tempo de observação, de deslocamento e o instante fotográfico.
Espaço Cultural Casa do Comércio
O Espaço Cultural Casa do Comércio é uma iniciativa da CDL Blumenau com a proposta de viabilizar cultura as pessoas, bem como uma forma de valorização aos artistas que tenham alguma relação com Blumenau.
O local foi reaberto ao público no dia 21 de janeiro de 2016 com a exposição ASSEMBLAGE BLU, do artista blumenauense H. Dittrich. O Espaço é aberto ao público e a visita, que é gratuita, pode ser feita das 8h30 às 17h, no 1º andar, na Casa do Comércio.
Fonte: Karin Bendheim – assessoria de imprensa CDL
Seja o primeiro a comentar