O Grêmio recebeu o Internacional nesta quinta-feira, 12, na Arena, pela Copa Libertadores da América. Apesar do empate sem gols e a confusão no fim do jogo, o que chamou a atenção foi a quantidade de espectadores que acompanharam o jogo pelo Facebook Watch: foram mais 2 milhões simultâneos.
O primeiro Grenal continental da história não teve transmissão pela TV, o Facebook transmitiu com exclusividade para computadores, dispositivos móveis e smart TVs.
A escolha do jogo foi bastante estratégica para a rede social. Os jogos das noites de quinta-feira são todos exclusivos. Mas o segundo Grenal, marcado para a quarta rodada da fase de grupos, será exibido apenas na TV por Globo e SporTV. O Facebook, segundo apurou o UOL Esporte, se utilizou de uma cláusula contratual para exibir a primeira partida.
Quando adquiriu a Libertadores, na licitação de 2018, a Conmebol garantiu por contrato para o Facebook que marcaria pelo menos cinco jogos de brasileiros na fase de grupos nas seis rodadas iniciais. Quando estreou na transmissão da competição, inclusive, teve jogos de Flamengo e Palmeiras com exclusividade.
Assim que soube da possibilidade de um Grenal, o Facebook foi o primeiro a se manifestar junto à Conmebol o desejo de exibir uma das partidas, colocando na mesa justamente esta cláusula para funcionar. A Conmebol não se opôs ao marcar essa data.
Vale ressaltar que o atual contrato da Libertadores vai até o ano que vem. Para ter os direitos de jogos nas quintas no Brasil, o Facebook pagou US$ 20 milhões, pagando outros US$ 40 milhões para ter partidas exclusivas no restante da América Latina. Mesmo assim, seu pacote não é o melhor vendido pela entidade.
Além do primeiro Grenal, o Facebook tem jogos do Santos exclusivos marcados para serem exibidos na plataforma, além do primeiro reencontro entre Flamengo e Indepediente Del Valle (EQU) após a final da Recopa Sul-Americana.
Mudou, será cada vez mais comum fazer login nas redes sociais para torcer pelo seu time!
Com informações: UOL Esporte
Seja o primeiro a comentar