Representantes da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) reuniram-se nesta quarta-feira com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República para tratar de ações concretas que possam melhorar a situação dos municípios de Santa Catarina. O foco da reunião foi discutir como o Governo Federal qual a forma mais eficiente de atender as demandas locais, especialmente nas áreas de saúde, educação e outras políticas públicas essenciais.
Durante o encontro, foram apresentadas reivindicações específicas dos municípios catarinenses, com ênfase na necessidade de recursos e suporte técnico. Agora, a partir da próxima semana, será enviado um documento com as reivindicações dos municípios feita na Marcha dos Prefeitos, em maio, que será encaminhada para a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
De acordo com o presidente da Fecam, Kleber Wan-dall (MDB), é de extrema importância a interlocução contínua entre as esferas municipal e federal para garantir que as necessidades dos municípios sejam priorizadas.
O Governo Federal comprometeu-se a avaliar as demandas e a trabalhar em conjunto com os ministérios para atender as necessidades apresentadas, promovendo assim melhorias diretas nas comunidades de Santa Catarina.
Outro assunto tratado na reunião foi o comparecimento de entes do governo federal no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac), que será realizado nos dias 6,7 e 8 de novembro em Balneário Camboriú.
Com o comparecimento do governo federal, os municípios poderão aproximar ainda mais seus elos com o governo federal para governar mais, e ainda melhor, para os municípios de Santa Catarina.
Seja o primeiro a comentar