Previsto para acontecer entre os dias 13 e 16 de julho, o 34º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB) não será realizado em 2023. “Pedimos desculpas a toda classe teatral e ao público que nos procura com expectativa e entusiasmo para participar do FITUB. A cada edição todas as sessões de espetáculos têm suas plateias lotadas, seja nas salas de teatro ou em espaços da comunidade, como escolas, associações, entre outros. Esperamos e trabalharemos para que em 2024, os palcos de Blumenau e região voltem a celebrar a realização do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, e para isso, contamos com o apoio de toda comunidade, razão de ser deste importante acontecimento”, destaca o chefe da Divisão de Cultura da FURB, Ruan Rosa.
A razão para a não realização do FITUB é financeira. A tramitação da emenda parlamentar da deputada Luciane Carminatti, no montante de 100 mil reais, ainda está ocorrendo, o que não possibilitou o aporte dos recursos destinados ao Festival em tempo hábil, “mas estes recursos serão remanejados para utilização em 2024, junto da necessidade de inscrição do projeto nas Leis Federais de Incentivo à Cultura, considerando o retorno do Ministério da Cultura e a retomada dos trabalhos junto à Lei Rouanet”, explica Ruan.
Ainda segundo o chefe da Divisão de Cultura da FURB, tanto a 32ª quanto a 33ª edição do FITUB, realizadas em 2021 e 2022, foram viabilizadas a partir do patrocínio da emenda parlamentar da então deputada catarinense Ana Paula Lima, por meio da Fundação Catarinense de Cultura e do convênio (nº 2020TR00461) celebrado com a FURB, no valor de 300 mil reais. “Como a 32ª edição do FITUB realizou-se majoritariamente de maneira virtual, online, em decorrência da continuidade da pandemia do Covid-19, pensamos de maneira estratégica na realização de duas edições do Festival com os recursos, uma online e outra presencial para 2022, tendo em vista que gastos com passagens, aluguéis de espaços, entre outros foram suprimidos na 32º edição” relembra Ruan.
O 33º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau ocorreu entre os dias 7 e 10 de julho de 2022, com mais de 25 apresentações entre espetáculos convidados, selecionados e da ação Teatro e Escola e contou com apresentações de grupos nacionais de Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo e grupos internacionais da Argentina e México.
Breve histórico
Desde o início em 1987, passando para a internacionalização em 2008, e mesmo que esbarrando na falta de estímulos e patrocínios em 2009 e 2019, ou golpeado pela pandemia em 2020, e ficando em casa em 2021, o FITUB tem reconhecimento como um dos mais importantes eventos de ensino, pesquisa e extensão do calendário do teatro universitário brasileiro e sul-americano. Seja pela sua natureza arrojada, seja pela sua permanência e regularidade, sempre estimulando a produção e a pesquisa em artes cênicas dentro das universidades brasileiras e Ibero-Americanas por intermédio de oficinas, palestras, mesas de debate, apresentações e análises de espetáculos, promovendo o intercâmbio entre professores, técnicos, artistas e comunidade, projetando a FURB e a cidade de Blumenau no cenário artístico-cultural das Américas e outros continentes.
Traz em seus relatórios, por edição, números bastante significativos do ponto de vista didático- pedagógico como congregar mais de 200 artistas, entre grupos selecionados e convidados para atividades artísticas e formativas durante 8 dias; 120 pesquisadores de universidades do Brasil e exterior; formação em teatro para mais de 200 pessoas entre alunos de teatro e professores da rede de ensino; trabalha com uma equipe de mais de 100 pessoas e alcança um público espectador de mais de 10 mil pessoas, atendidas diretamente a cada edição.
Ao longo de sua história, a FURB tem estimulado o desenvolvimento artístico e cultural em diferentes linguagens – artes visuais, música, teatro, dança e literatura, sendo parte da sua missão, enquanto Universidade, abranger ensino, pesquisa e extensão. Pluralidade cultural que beneficia muitas pessoas, desde crianças, com as ações realizadas nas escolas, aos jovens e adultos da toda a comunidade, convidados a fruir a arte.
Be the first to comment