Nesta quarta-feira, dia 24 de março, a Universidade Regional de Blumenau (FURB), junto ao Centro de Inovação Blumenau (CIB) apresentam o Dia do Desafio e a Trilha da Inovação FURB. O evento é aberto e ocorre das 14h às 15h30, com a presença dos atores envolvidos nos projetos da Trilha da Inovação e os curadores de diferentes áreas temáticas que participarão das atividades da Trilha.
O professor Jonathan Utzig, coordenador do Colaboratório FURB, explica que o encontro desta quarta-feira procura esclarecer à sociedade e aos futuros curadores das áreas temáticas da Trilha da Inovação como serão realizadas as atividades. “As ações propostas pelo Colaboratório FURB pretendem estimular a inovação e a parceria e colaboração entre a Universidade e a sociedade para auxiliar na solução de problemas”, destaca Utzig.
Trilha da Inovação
A Trilha da Inovação é uma estratégia criada pela Universidade através do Colaboratório FURB para integrar a comunidade acadêmica, a sociedade e o CIB. A partir de um calendário anual de atividades, a Trilha unirá os eventos e projetos da FURB e do Centro de Inovação para estimular o perfil inovador e empreendedor através da resolução de problemas e desafios reais da região.
Pode participar da Trilha qualquer pessoa ou empresa que tenha um perfil inovador ou empreendedor. “Pessoas ou empresas com perfil inovador são aquelas que procuram resolver problemas que se apresentam na sociedade de uma forma diferente, nova e repensada, procurando aproveitar os recursos disponíveis, fazer mais com menos e apresentar soluções ambientalmente mais corretas”, explica Jonathan Utzig. Para ele, a inovação exige criatividade, conhecimento técnico e coragem para arriscar propor algo novo.
Professores, técnicos, estudantes e egressos de qualquer curso da Universidade que possam contribuir no desenvolvimento de projetos e discussões sobre problemas reais enfrentados pela sociedade podem participar. Já pelo CIB, pode participar qualquer pessoa representante de uma empresa, ideia, desafio ou problema inovador.
O objetivo é que através do CIB e da Trilha de Inovação FURB as empresas, instituições ou pessoas que tenham algum problema ou ideia inovadora possam se cadastrar no Banco de Ideias e Problemas (BIP). O BIP, administrado pelo Colaboratório FURB, servirá de referência para que professores e acadêmicos tenham acesso a ideias e problemas reais para desenvolver projetos em disciplinas específicas, em trabalhos de conclusão de curso (TCC), em feiras de inovação, ou em programas de extensão e iniciação científica. Os problemas e ideias serão cadastrados a partir de áreas temáticas como indústria, saúde, tecnologia da informação e varejo, por exemplo.
Através de projetos que unam o desenvolvimento acadêmico científico e situações reais do mercado de trabalho, das instituições públicas e da sociedade em geral, será possível resolver problemas e desenvolver a região de forma inovadora. “No futuro, essa união pode transformar o jeito de formar os alunos e traz ao CIB uma riqueza de recursos criativos e humanos acelerando ainda mais a inovação”, explica Rafael Silva, Gestor de Comunidade do CIB.
Dia do Desafio
A Trilha da Inovação propõe, além do cadastro no BIP, o Dia do Desafio. Ele será o evento de abertura da trilha anual e um dos seus principais produtos. No Dia do Desafio os empresários e pessoas que tenham alguma ideia inovadora terão a oportunidade de apresentar seus cases e desafios de inovação aos professores e alunos dentro da Universidade.
O evento acontecerá a partir de salas divididas por área temática, onde curadores internos e externos à Universidade vão auxiliar na discussão dos problemas e demandas da área. O objetivo é que a sociedade apresente suas realidades, trazendo os desafios e problemas para dentro da produção acadêmica em busca de construir soluções inovadoras de forma conjunta.
O primeiro Dia do Desafio está programado para acontecer na primeira quinzena de abril. Nesta primeira edição, como forma de teste das dinâmicas, as atividades do Dia do Desafio serão divididas em 7 áreas temáticas preliminares: indústria, varejo, saúde, tecnologia da informação, economia criativa, startups e direito.
Dentro da Trilha da Inovação também estão programados eventos como a Feira de Inovação e Empreendedorismo de Blumenau, onde poderão ser apresentados trabalhos e projetos desenvolvidos a partir do BIP, e o DebutDay, um encontro para aproximar estudantes formandos da FURB e representantes do ecossistema de inovação da região, sejam eles empresário ou servidores públicos, para que os futuros profissionais possam “perder o medo” do mercado de trabalho e entendam diferentes desafios, visões e necessidades do mercado e da sociedade.
“A Trilha de Inovação é uma forma de amplificar a academia. Através de um contato maior com o mercado e seus investidores, o CIB se tornará um grande incentivador, uma ‘máquina de validar’ dos alunos para testarem seus projetos e até criarem suas próprias startups de forma mais alinhada com as demandas da região”, afirma Rafael Silva.
A reunião de apresentação da Trilha da Inovação FURB e do Dia do Desafio acontecerá no dia 24 de março, a partir das 14h no Microsoft Teams. Todos que tiverem interesse em contribuir com a discussão sobre as atividades podem participar acessando o link da reunião.
Seja o primeiro a comentar