A Universidade Regional de Blumenau (FURB), por meio do Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (CEOPS) entregou na manhã desta quarta-feira, 19 de fevereiro, o levantamento de cota enchente e o mapa de inundação da cidade para a prefeitura de Gaspar.
O projeto vem sendo desenvolvido desde o primeiro semestre de 2019, por meio de bolsistas do CEOPS. O estudo de cotas de enchente e mapa de inundação servirá de auxílio à Defesa Civil de Gaspar para a elaboração de um plano mais eficiente para evitar ocorrências e também orientar a população.
O estudo foi possível graças a um convênio com a FURB e a expertise do CEOPS, criado após as grandes cheias no Vale, na década de 1980. Todos os bairros de Gaspar foram visitados e as medições feitas em todas as ruas do município. O investimento foi de R$ 278 mil para a elaboração do material, que inclui um novo site exclusivo para a Defesa Civil do município, com as informações acessíveis a toda a população.
Com a ferramenta, será possível atualizar em tempo real a medição dos rios e as previsões da situação de cada bairro de Gaspar. Antes do projeto, toda a informação sobre as cotas era adquirida de forma empírica, não sendo feitas correlações entre os locais atingidos e o nível do rio.
Com a pesquisa, a população e a Defesa Civil poderão adquirir informações precisas, prevenindo desastres maiores com danos materiais ou à vida. Além disto, o trabalho auxilia no planejamento da cidade com mais informações para a execução de obras de drenagem, obras de contenção ou pontes que precisam de melhorias. “O mecanismo irá disponibilizar dados sobre cada região de Gaspar sobre inundações, o nível do rio e diversas informações que podem ajudar as comunidades na hora de uma informação de confiança”, destacou Evandro de Mello do Amaral, superintendente de Defesa Civil.
O convênio foi viabilizado pelo Instituto FURB, conforme destacou o prefeito Kleber Wan-Dall, “obrigado ao Instituto FURB que acreditou no nosso trabalho e pôs tudo em prática junto com a nossa equipe. Agora nossa população terá mais segurança e poderá se prevenir em caso de eventos adversos”.
“Para a Universidade de Blumenau a sensação é de missão cumprida. Estamos muito felizes em levar aos municípios da região as soluções necessárias para alavancar o desenvolvimento regional”, enfatizou a reitora Marcia Sardá Espíndola na solenidade que marcou a entrega do estudo e do novo site.
Além do mutirão de exames de ultrassonografia promovido neste mês de março, a Secretaria de Saúde de Indaial trabalha para agilizar o atendimento a usuários que esperam por uma cirurgia de catarata. No próximo dia […]
Nas últimas semanas a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) registrou um aumento do número de casos de violência doméstica atendidos pelo Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS). […]
As forças de segurança do município e do Estado irão manter as operações de fiscalização para este fim de semana, visando coibir a proliferação do Coronavírus. O foco da força-tarefa continua sendo o regramento das […]
Seja o primeiro a comentar