FURB exibe documentário Luci e a Terra

Foto: divulgação

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) através do projeto “Cine Debate FURB: pensar o mundo a partir da arte cinematográfica” e Curso de Ciências Sociais (CCHC) convida a comunidade para a exibição do documentário “Luci e a Terra”, dirigido por Kátia Klock, no dia 21 de agosto, às 19h, no Auditório do bloco J do campus 1 da FURB. Após a sessão, haverá um debate com a presença de Luci Choinacki, que protagoniza o filme. O evento é gratuito e aberto ao público.

O documentário “Luci e a Terra” retrata a relação de Luci Choinacki com a terra, sua trajetória de vida, e a importância da preservação cultural e ambiental no cenário catarinense. Ela também foi a primeira agricultora do Brasil a ser deputada estadual e federal. Com belas imagens e uma narrativa sensível, o filme convida o espectador a refletir sobre a conexão entre o ser humano e o meio ambiente. Luci Choinacki é uma mulher do campo, sem terra, militante da agroecologia e dos direitos das mulheres. Depois de 20 anos legislando, Luci volta para a lavoura e cultiva um sonho.

“A Terra é viva e ela precisa de tudo, que nem a gente. Quem nutre a planta é a terra. Se ela for muito bem cuidada, a planta fica forte.”

O documentário “Luci e a Terra” foi contemplado em 2020 com o Prêmio Catarinense de Cinema, através da Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina. Em função da pandemia, a produção foi retomada no final de 2021.

A produção do curta-metragem, realizado pela Contraponto e dirigido por Kátia Klock, buscou material iconográfico sobre a passagem de Luci Choinacki por diferentes lutas sociais e políticas. Ela foi atuante nos anos 1980 com a Pastoral da Terra, no Oeste de Santa Catarina, participou do início do Movimento de Mulheres Agricultoras (hoje MMC), foi a primeira mulher agricultora no Brasil a ser eleita deputada estadual (1987-90), e em seguida deputada federal emtrês mandatos entre 1991 e 2015. Autora da lei que instituiu a aposentadoria para as donas de casa, Luci sempre esteve à frente de projetos para a melhoria da vida das mulheres, das condições de vida no campo e do meio ambiente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*