Com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, representantes de entidades e políticos catarinenses se reuniram nesta sexta-feira na Assembleia Legislativa em Florianópolis, para discutir as prioridades da população para o Plano Plurianual do Governo Federal em Santa Catarina. A deputada federal Ana Paula Lima e o presidente nacional do Sebrae Décio Lima, ambos do PT, também marcaram presença.
O objetivo da audiência, que é realizado nos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, é reunir propostas da comunidade e entidades que serão prioritárias e contempladas no plano nos próximos quatro anos.
O Movimento da FURB Federal ganhou ainda mais força, com uma importante mobilização levada de Blumenau e região. O mote é a terceira Universidade Federal de Santa Catarina, com a possibilidade de oferta imediata de pelo menos 15 mil novas vagas para estudantes. Há uma convergência de forças e interesses que dão nova dimensão ao movimento, numa parceria inédita que pode unir os objetivos da UFSC e do Instituto Federal, que tem planos de expansão no Vale, com a FURB.
A mobilização física impressionou a ministra Simone Tebet, além da on-line, com mais de cinco mil assinaturas de apoio. A ministra destacou apoio, mesmo se a votação não for suficiente incluir a proposta no PPA. “Se não der, não tem problema, vai estar no anexo do PPA. Pode não se realizar no primeiro ano, se realiza no segundo”, afirmou, se comprometendo a falar, junto com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência com o ministro da Educação, Camilo Santana.
Um passo importante será a vinda de uma comitiva do MEC a Blumenau, para conhecer de perto a estrutura da Universidade Regional, que estava prevista para esta segunda-feira, mas foi adiada para o dia 25.
Já a deputada Ana Paula Lima fez a defesa da ampliação da duplicação da BR 470. “Indicamos a ampliação do trecho de Rio do Sul e Indaial no PPA para dar maior segurança e agilidade à BR 470 em Santa Catarina, que é uma importante rota de ligação econômica e turística do país,” destacou.
Seja o primeiro a comentar