A reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Marcia Sardá Espindola cumpre agenda em Brasília, nesta quarta-feira, 30 de agosto. Ela participou da solenidade de assinatura do Projeto de Lei do Plano Plurianual 2024-2027 (PPA) realizada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva durante o III Fórum Interconselhos, no Palácio do Planalto. Agora, o documento será entregue ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, e após a entrega, deve ser aprovado pelos deputados e senadores até 31 dezembro.
O PPA é uma das peças orçamentárias, definida na Constituição. Ele estabelece as prioridades do governo para o ciclo de quatro anos e é um guia para os orçamentos anuais, pois nenhum programa pode constar do orçamento federal se não estiver previsto no PPA. A implantação da Universidade Federal do Vale do Itajaí, por meio da federalização da FURB, incorporando o campus da UFSC Blumenau foi a segunda mais votada entre as propostas apresentadas ao Ministério da Educação e, também, está entre as 50 propostas mais votadas na lista geral do PPA 2024-2027, em vigésimo lugar.
A inclusão da proposta de criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí, incluindo a FURB e o campus da UFSC Blumenau, foi apresentada ao PPA pelo movimento FURB Federal. “A participação e a inclusão da proposição de criação da Universidade Federal no Vale do Itajaí no PPA 2024-2027, consolida uma conquista e reinvindicação social da comunidade regional de expansão e de acesso à educação superior de qualidade, inclusiva e gratuita, contemplando toda as áreas de conhecimento e formação profissional. O projeto situou-se entre as 8.166 propostas apresentadas ao governo federal, inclusa no relatório final como 20ª proposição com maior adesão e 8.580 votos, também a segunda proposta mais votada no eixo educação. Essa conquista demonstra a importância e potência da FURB, como instituição pública, que oferta ações de ensino, pesquisa e extensão favorecedora do atendimento das demandas populacionais na saúde, educação, assistência social e jurídica e de fomento ao desenvolvimento regional” observa a professora Claudia Sombrio Fronza, em nome do movimento FURB Federal.
Marcia e Valmor na assinatura do PPA
Para a reitora Marcia, a inclusão no PPA marca um momento muito importante na trajetória do movimento em prol da federalização, “sobretudo pela participação popular, muito expressiva. Também, estar em Brasília e acompanhar todo este trabalho do PPA sendo realizado com a presença do professor da FURB, Valmor Schiochet, fez deste dia, um dia especial”, considerou a reitora. Ela está em Brasília acompanhada do diretor do Instituto FURB, Daniel Agostini Neto, com quem visitou os parlamentares catarinenses em busca de apoio à criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí e apresentou outras demandas da FURB que podem ser contempladas via emendas parlamentares.
Participação popular
A partir da pergunta “Que país você quer para os próximos quatro anos?” a elaboração do PPA 2024-2027 envolveu a realização de três fóruns interconselhos, 27 plenárias regionais (com presença de mais de 34 mil pessoas) e a plataforma Brasil Participativo, que recebeu mais de 1,5 milhão de votos e colheu 8.254 propostas da sociedade. As 20 propostas mais votadas pela população em cada área foram encaminhadas ao respectivo ministério.
Também participam da solenidade a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, que conduziram o PPA Participativo.
Visita do MEC
Na próxima segunda-feira, 04 de setembro, a Universidade Regional de Blumenau recebe a visita da secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho, que virá conhecer a estrutura da FURB e do campus da UFSC na cidade, em agenda organizada pela deputada federal Ana Paula Lima (PT).
Fonte: FURB
Seja o primeiro a comentar