A partir desta quarta-feira, dia 16, as vacinas contra a Covid-19 serão administradas de segunda a sexta-feira nas Estratégias de Saúde (ESFs) de Gaspar com sala de vacinação. Com isso, o Centro de Vacinação, no Centro de Convivência do Idoso será desmobilizado e as equipes de vacinadoras serão direcionadas para as ESFs para dar suporte à aplicação. Além disso, a partir de quinta-feira (17) o Centro de Triagem, na Arena Multiuso será desativado e o atendimento será realizado nas unidades do Bairro a partir da próxima semana. A medida foi tomada por conta da estabilidade nos números de casos positivos e pelo quadro epidemiológico estável.
As Estratégias de Saúde com sala de vacina estarão aptas em aplicar a vacina, não há necessidade de agendamento, mas é necessário seguir o cronograma, a seguir:
Segunda-feira: primeira dose para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos;
Terça-feira: primeira dose para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos; segunda dose de CoronaVac (intervalo de 28 dias) e Pfizer (intervalo de 56 dias); dose de reforço para quem tomou uma dose de Janssen (intervalo de 2 meses) ou duas doses de CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer (intervalo de 4 meses); dose adicional para quem tomou duas doses de Janssen (intervalo de 4 meses) e para imunossuprimidos que tomaram outras vacinas (ntervalo de 4 meses);
Quarta-feira: primeira dose para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos; segunda dose de CoronaVac (intervalo de 28 dias) e Pfizer (intervalo de 56 dias);
Quinta-feira: primeira dose para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos; segunda dose de CoronaVac (intervalo de 28 dias), AstraZeneca (intervalo de 76 dias) e Pfizer (intervalo de 56 dias); dose de reforço para quem tomou uma dose de Janssen (intervalo de 2 meses) ou duas doses de CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer (intervalo de 4 meses); dose adicional para quem tomou duas doses de Janssen (intervalo de 4 meses) e para imunossuprimidos que tomaram outras vacinas (ntervalo de 4 meses);
Sexta-feira: primeira dose para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos; segunda dose de CoronaVac (intervalo de 28 dias) e Pfizer (intervalo de 56 dias).
A aplicação de primeira dose para pessoas com 18 anos ou mais e a segunda dose de AstraZeneca estão temporariamente suspensas por falta de doses. A Secretaria de Saúde aguarda sinalização do Governo do Estado para incluir este público no cronograma de vacinação das unidades. A aplicação de qualquer dose ou vacina depende diretamente da disponibilidade, podendo esgotar a qualquer momento. Nestes casos, as pessoas que procurarem as unidades e não receberem a vacina, serão orientadas a procurar a unidade em uma outra data.
As Estratégias de Saúde (ESFs) que possuem sala de vacinação são: Barracão, Santa Terezinha, Poço Grande, Sete de Setembro, Centro, Figueira, Gasparinho, Gaspar Grande, Bela Vista, Belchior, Margem Esquerda I e II, Coloninha e Lagoa. O horário é das 8h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.
A descentralização pretende impactar em todo atendimento da atenção básica, por conta do retorno dos profissionais para suas unidades. Além disso, todas as unidades de saúde com salas de vacinação do município possuem câmaras conservadoras de imunobiológicos para o armazenamento adequado dos imunos.
Essa mudança torna-se possível porque a vacinação no município está bastante avançada. Cerca de 80% da população com o esquema primário de vacina completo. A descentralização também se faz necessária, pois não há previsão de término para a vacinação contra a Covid-19, que está em análise para entrar no calendário anual de vacinação do Ministério da Saúde.
De acordo com a secretária de saúde, Silvania Janoelo dos Santos, não haverá interferência nas unidades básicas. “Hoje há bem menos pessoas para vacinar, sendo menor a interferência na rotina das unidades de saúde. Essa não era uma possibilidade no início da campanha, além disso, todos os profissionais do Centro de Triagem e Vacinação serão remanejados para auxiliar nas unidades. É uma decisão segura, baseada em números, mas que poderá ser revista, caso necessário”, explica Silvania.
Os atendimentos de Síndromes Gripais poderão ser realizados nas ESFs do Bairro, a única orientação da Secretaria de Saúde é que as pessoas que apresentarem sintomas utilizem máscaras para preservar todos os pacientes e servidores da saúde.
Endereços:
- ESF Barracão: R. João Barbieri, 143
- ESF Santa Terezinha: R. Jacob Junkes, S/N
- ESF Poço Grande: Rod. Jorge Lacerda, s/n
- ESF Sete de Setembro: R. Arnoldo Bernardino de Souza, 75
- ESF Centro: R. Augusto Beduschi, 130
- ESF Figueira: R. Rio Negrinho, S/N
- ESF Gasparinho: R. Fênix
- ESF Gaspar Grande: R. José Anastácio da Silva, s/n
- ESF Bela Vista: R. Adriano Kormann, 700
- ESF Belchior: R. Germano Tillmann, 100
- ESF Margem Esquerda I: R. Pedro Simon, s/n
- ESF Margem Esquerda II: Rua Projetada 04 do Loteamento Jardim das Arábias, 136 Acesso pela Rua Rodolfo Muller
- ESF Coloninha: R. Pref. Leopoldo Schramm
- ESF Lagoa: Estrada, R. Geral Poço Grande
Fonte: Prefeitura Municipal de Gaspar
Seja o primeiro a comentar