A Prefeitura de Gaspar participa de um mutirão de atendimento a migrantes e refugiados organizado pela ONG Círculos de Hospitalidade, por meio do Projeto Integra. A atividade acontece nesta sexta-feira e sábado, 25 e 26, no câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC Gaspar. A atividade tem o objetivo de contribuir para o acesso da população migrante e refugiada à documentação no Brasil. Os atendimentos serão realizados no período da tarde, das 13h30 às 17h30, todos por agendamento prévio, já encerrado. Haitianos, venezuelanos e cubanos foram os que mais buscaram atendimento.
Também participam do mutirão a Prefeitura de Blumenau, a Agência da ONU para as Migrações (OIM) e a Organização Solidária pela Integração e Desenvolvimento dos Imigrantes no Brasil (OSIDI-BR).
Equipes técnicas e voluntários treinados vão auxiliar no preenchimento de formulários, emissão de declarações e conferência da documentação necessária para que migrantes refugiados possam agendar atendimento na Polícia Federal, responsável pela emissão dos documentos. A obtenção de documentos reconhecidos pelo governo brasileiro é fundamental para a garantia de direitos, proteção, acesso a serviços públicos e ao mercado de trabalho.
Na sexta-feira, além do atendimento na área de regularização migratória, a população migrante e refugiada poderá se vacinar contra diversas doenças e tirar dúvidas sobre direitos básicos, como acesso à saúde, educação, trabalho e assistência social, diretamente com as equipes das secretarias municipais. Estarão presentes as equipes da Secretaria da Saúde, Secretaria de Assistência Social, SINE, Defesa Civil, Secretaria de Educação e Setor de Habitação de Gaspar.
Além de abrigar o evento, o IFSC Gaspar disponibiliza ônibus para que migrantes e refugiados cheguem até o local. Servidores e estagiários do instituto irão apoiar na realização das atividades durante os dois dias de mutirão.
Be the first to comment