O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) reuniu-se nesta quarta-feira, 11, com a vereador Giselle Margot Chirolli (Podemos) e a oficializou no cargo de primeira secretária da Pessoa com Deficiência e Paradesporto. A secretaria foi criada no final do ano passado, com a aprovação da Câmara, e passará a funcionar de fato a partir do dia 1º de fevereiro, quando passa a valer também a nomeação de Giselle.
Blumenau será a primeira cidade a ter uma secretária voltará para a pessoa com deficiência e isso muito é fruto da atividade profissional e política de Giselle. Sua indicação é natural.
A atual estrutura do paradesporto escolar permanece na Secretaria da Educação, mas com o trabalho também vinculado a nova secretária, que cuidará do paradesporto adulto e do auto rendimento, além das políticas de inserção dos portadores no mercado de trabalho e por mais qualidade de vida.
A nova secretaria terá, além do cargo de secretária, duas diretorias, duas gerências e quatro servidores de carreira cedidos.
Giselle é a primeira suplente do Podemos, ela que assumiu em abril do ano passado no lugar de Marcelo Lanzarin, atual secretário de Saúde. O Partido sinaliza que fará rodízio na vaga e o primeiro nome cotado é o de Ângela Simão, diretora na Secretaria de Educação. Mas o fato de Alexandre Matias (PSDB) ter assumido recentemente a secretaria de Educação pode fazer com que Ângela permaneça mais tempo para ajudar o novo titular.
De fato precisa-se mais auxilio para essa demanda, mas enxugar a máquina pública também, com inúmeros funcionários, pq não colocar alguns desses para usufruir de tais funções na própria secretária que hoje está? Faça setores na secretária e não uma nova secretária importante mais cargas em comissão e mais débitos gastíssimos aos cofres.
Foi muito bom a criação dessa nova secretária….está nas mãos da pessoa certa….agora os pessoas com deficiência tem a quem recorrer tem a que se dirigir.