Google comemora seu 20º aniversário


Ninguém esperava que chegaríamos onde estamos, tudo disponível a um toque na tela.
Há 20 anos, surgia a empresa que se tornaria uma gigante da tecnologia, o Google. Conhece? Se não conhece é só dar um Google e descobrir.

Para comemorar o aniversário do buscador mais utilizado do mundo, O Google fez um doodle em forma de vídeo que expressa bem o que ele te oferece: qualquer coisa que procurar, e em qualquer idioma, você encontrará, já que o buscador de sites mais famoso do mundo tem uma oferta de mais de 150 idiomas e está presente em 190 países.

Todas as facilidades, ferramentas e possibilidades começaram com Larry Page e Sergey Brin, universitários, estudantes de informática e programação na Universidade de Stanford, em 1995. Um ano depois começaram a trabalhar no chamado BackRub, um buscador, que funcionava nos servidores da universidade, mas foi desativado pois ocupava muita largura de banda.

Depois de ter a sua ideia rejeitada pelo buscador AltaVista, em 1997 decidiram mudar o nome do BackRub para Google, um jogo com a palavra googol, termo matemático que descreve o número 1 seguido de 100 zeros.

Vendo um bom negócio naquela ideia de buscador, Andy Bechtolsheim, um empresário de capitais de risco, apostou neles em agosto de 1998 e lhes ofereceu um cheque de 100.000 dólares, quando, na verdade, nem Larry nem Sergey viam utilidade no Google inicialmente, e a empresa nem existia ainda.

A firma Google Inc. foi registrada em 4 de setembro de 1998, mas essa data caiu no esquecimento, embora, para as repartições públicas, seja o verdadeiro dia da fundação. Também caiu no esquecimento o 8 de setembro, oficiosamente a data da criação até 2005, e o 27, ou seja, hoje, a data em que o famoso buscador estreou. Na verdade, Ryan Germick, o homem que criou os famosos doodles, (o primeiro, aliás, antes ainda do nascimento do Google, em 30 de agosto), admitiu em 2013: “Quando é o aniversário do Google? Tenho a impressão de que a gente não sabe”.

No final de 2015, o Google sofreu uma reestruturação e criou uma empresa controladora, chamada Alphabet, que passou a fiscalizar tanto o gigante como suas filiais de saúde (Verily), inteligência artificial (Deep Mind) e veículos autônomos (Waymo). Atualmente, a marca vale mais de 141 bilhões de dólares (568,6 bilhões de reais), e seus serviços vão muito além de um simples buscador da internet.

Solução ou problema, o certo é que se precisamos de algo, recorremos ao Google. Mapas, informações, vídeos, imagens, sugestões, restaurantes…
Inclusive para ler o Informe Blumenau e acessar a TV Informe no Youtube.

Da redação, com informações do ElPaís

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*