A Google que apoiar iniciativas em podcast que tenham narrativas inclusivas. A empresa está criando um programa de criadores do Google Podcast para estimular que “vozes sub-representadas no mundo do podcast” possam ter mais destaque dentro das plataformas. Em especial, tais vozes seriam de mulheres e pessoas não-brancas, como aponta comunicado da empresa.
“Embora se tenha mais podcasts do que nunca antes visto, ainda há um desequilíbrio entre quem está por trás deles. Mulheres e pessoas de cor ainda são sub-representadas como apresentadores, e muitos dos podcasts mais populares do mundo vêm do ocidente e de áreas urbanas”, acredita Zack Reneau-Wedeen, Gerente de Produtos do Google Podcasts.
O programa foi oficialmente criado em junho e está com inscrições abertas para que projetos sejam cadastrados em redor do mundo. O programa conta com três pilares empoderamento e treinamento de vozes sub-representadas por meio de um programa de aceleração, educação da comunidade global com ferramentas gratuitas, e exibição dos trabalhos dos participantes como um modelo para outros.
Assim, os projetos que sejam criados por mulheres e negros, ou que apoiem narrativas que sejam inclusivas nestes dois âmbitos, podem se inscrever para o programa da Google até o dia 2 de dezembro.
Ainda, para os projetos que não forem selecionados, a PRX vai fornecer uma plataforma com vídeos sobre o que é necessário para criar um podcast, desde o básico até produções mais avançadas.
“Podcasts são uma forma de trazer novas vozes, perspectivas e experiências para o nosso dia a dia. O programa de criadores do Google Podcasts é desenhado para apoiar essa vozes, e ajudar todo mundo a encontrar uma história que faça a diferença”, informa Reneau-Wedeen.
O programa é mundial e vai abraçar também projetos brasileiros. Para saber se seu projeto está apto a entrar no programa, basta entrar no site de criadores do Google Podcast. A inscrição é gratuita.
Fonte: Google Brasil
Be the first to comment