O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre Padilha realizaram nesta quarta-feira uma reunião de trabalho, com representantes da bancada federal catarinense e o governador Jorginho Mello (PL), onde se anunciou a liberação imediata de R$94 milhões do governo federal para o atendimento humanitário e reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas. O recurso é do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
“Estamos fazendo uma força-tarefa junto a Defesa Civil, governo do Estado e bancada parlamentar catarinense para ajudar os 147 municípios em situação de emergência e mais as duas cidades em situação de calamidade pública”, disse Alckmin. Vale lembrar que o presidente Lula (PT) está se recuperando de uma cirurgia no quadril.
Além disso, o Governo Federal anuncia investimento nas rodovias catarinenses afetadas, via Ministério dos Transportes, na ordem de R$144 milhões, saque do FGTS, postergação em até 90 dias da parcela de financiamentos de moradias junto a Caixa, abertura de crédito rural, via Pronaf, e abertura de crédito para micro e pequenas empresas, via Pronampe, além de recursos do Ministério do Desenvolvimento Social para famílias do cadastro social.
A sinalização é positiva e fruto da articulação de Décio Lima (PT),presidente do Sebrae, e a deputada federal Ana Paula Lima (PT). Assim como a vinda de dois ministros na semana passada e a vida de Alexandre Padilha no sábado. É o que se espera do Poder Público.