Uma comitiva liderada pelo governador Jorginho Mello (PL) se reuniu nesta terça-feira, 28, com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), para tratar da federalização da Universidade Regional de Blumenau, a FURB. Juntos estavam a Reitora da Furb, Márcia Sarda Espíndola e o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos).
A preocupação era manter o processo, iniciado em agosto de 2022, vivo. Naquela época, o então ministro da pasta, Victor Godoy, assinou um termo de compromisso sinalizando prazo para que a instituição finalizasse os estudos, em especial do patrimônio e questões relacionadas aos servidores. O prazo chegou ao final neste mês de fevereiro e precisava ser renovado.
O ministro garantiu que o prazo será prorrogado por mais seis meses, além de indicar que que há interesse em seguir com o processo, encaminhado ainda na gestão passada.
O prefeito Mário Hildebrandt considerou a reunião extremamente positiva e está confiante que a federalização possa avançar.
A reitora Márcia Sardá vai na mesma linha. “Foi extremamente positivo, pessoal muito receptivo”, fazendo questão destacar o papel do governador Jorginho em manter esta pauta.
Step by step: é preciso muita persistência. Torço pra que isso aconteça. Seria uma merecida retribuição a Blumenau, ao Vale do Itajaí e à Santa Catarina, que tanto contribui e não tem o devido retorno, estrangulando nosso crescimento.
Imagine-se uma injeção anual de 200 milhões. Cada centavo gasto com mensalidades poderia ser gasto, investido ou poupado, num ganho enorme, pessoal e regional.