O Informe Blumenau entrou em contato com a assessoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau para pedir uma posição da entidade sobre a greve no transporte coletivo, iniciada na sexta-feira, 18, faltando uma semana para o Natal, data principal de vendas para o comércio.
O presidente Hélio Roncaglio redigiu um comunicado onde diz entender a situação dos trabalhadores e cobra ações rápidas do Prefeitura. Também faz uma crítica as férias coletivas dadas as agentes da Área Azul, na semana de maior movimento na região central de Blumenau.
Confira o texto enviado pela CDL:
Comunicado CDL sobre o transporte coletivo
A CDL Blumenau está acompanhando a situação do transporte coletivo em Blumenau e vem cobrando das autoridades, especialmente do Seterb e do Executivo, respostas e ações para minimizar os problemas e transtornos causados devido à greve dos funcionários do tansporte coletivo de Blumenau.
É lamentável o cenário atual.
Entendemos a situação dos trabalhadores do transporte coletivo, que há meses tem convivido com a insegurança em relação ao recebimento do salário e dos benefícios. Sabemos que eles, assim como qualquer outro trabalhador, têm contas para pagar e o direito de receber o salário e os demais direitos trabalhistas nas datas previstas. Entendemos também a situação da população, que precisa do transporte coletivo para se deslocar para o trabalho, realizar compras e tantos outros motivos e, também há meses, convive com as inúmeras paralisações e greves.
Por fim, vemos também com muita preocupação o comércio de Blumenau, que, em geral, teve as vendas abaixo do esperado e tem no Natal a esperança de melhorar as vendas. Não temos números, mas sabemos que a falta de transporte coletivo prejudica as vendas, afinal, parte dos consumidores e trabalhadores do comércio depende exclusivamente dos ônibus como meio de transporte.
Além de todo esse cenário, há as férias coletivas dos colaboradores da Área Azul, justamente nesse período onde a rotatividade das vagas de estacionamento se faz tão necessária. Essa é outra situação que precisa ser revista.
Outro questionamento da CDL Blumenau é por que o Ministério Público, que mesmo acompanhando a situação do transporte coletivo de Blumenau, ainda não interveio. Esperávamos no mínimo alguma medida garantindo que pelo menos um mínimo da frota circulasse.
A situação não poderia ter chego a este ponto. A CDL Blumenau tem cobrado dos órgãos competentes ações rápidas, entretanto, infelizmente, ainda não verificamos resultados satisfatórios para melhorias em curto prazo. Continuamos nossos esforços e contatos com o Seterb para tentar viabilizar soluções.
Helio Roncaglio
Presidente CDL Blumenau
Greve do transporte coletivo que já era esperada por todos , principalmente pela Prefeitura , férias coletivas as monitoras da Área Azul, nota-se como nosso prefeito e o SETERB estão preocupados como o comércio e com os munícipes . Felizmente em 2016 teremos eleições , talvez os eleitores deem férias coletivas a maioria dos vereadores e do atual prefeito , férias coletivas de 04 anos .
Na radio informação de que Procon notificou as empresas e multará
O interessante é que agora não ouvimos “vereadorzinho” berrando ao microfone , como alguns tem costume de fazer . Onde estão ? De férias , descansando do duro
ano que passaram ? Tem um vereador que só fala mal do CDL , onde esta o moço neste momento ? Porque não faz seus discursos demagogos sobre o assunto ?