As fontes oficiais – prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt e o coordenador do Sintraseb, Sérgio Bernardo – negam, mas tem gente tratando para dar fim a greve parcial dos servidores públicos municipais, que completará duas semanas nesta segunda-feira.
Tenho a informação – pelos dois lados – e a experiência de quem acompanha esta queda de braço há pelos menos duas décadas. Existe um impasse e ninguém tem algo a ganhar, nesta altura do campeonato.
O sindicato já percebeu que a adesão da categoria é pequena, cerca de 5% do total. Por outro lado, a administração tem a noção que é preciso estancar o movimento, para não gerar desgastes desnecessários.
Então, algum acordo precisa ser construído para que ninguém se sinta derrotado. E deve ser parecido com o acontecido em 2018, quando uma proposta de parcelamento foi construída e aceita.
A paralisação atinge basicamente os ESFs, os postinhos de saúde. 11, de um total de 74 , estavam fechados na última quinta-feira. Na Educação, 98 das 123 unidades educacionais estão atendendo normalmente e 24 parcialmente. Apenas o Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Elzira Hornburg, no Passo Manso, fechou, segundo dados oficiais de quinta.
Como dia Lula : Tchau querida , hoje dizemos : Tchau sindicatos .