Um grupo de filiados do PT de Blumenau, ligado ao movimento Militância Socialista, quer lançar uma candidatura a vereador não de uma pessoa, mas de algumas, em uma proposta de mandato coletivo. Os nomes que formariam esta pré-candidatura foram apresentados internamente.
Esta é uma experiência única no Brasil, sem precedentes. Existem experiências isoladas de mandatos coletivos, mas nunca ocorreu uma votação onde o eleitor pudesse votar em um grupo e não em um candidato. Uma consulta junto ao TRE está sendo feita para ver a legalidade da proposta, pois a intenção é que, na urna, não apareça a foto de um candidato e sim a proposta de mandato coletivo.
A proposta tem o apoio dos mandatos da deputada estadual Luciane Carminatti e do deputado federal Pedro Uczai e em Blumenau tem como uma das lideranças o sociólogo Valmor Schiochet, candidato a prefeito pelo PT em 2016.
Os nomes que formariam este mandato, em princípio são:
Afonso Luiz Sávio – sindicalista, comerciário, participa da diretoria do Sindicato dos Comerciários de Blumenau.
Cleide Terezinha de Oliveira – feminista, integrante da Marcha Mundial de Mulheres, Assistente Social, servidora pública municipal, atualmente diretora no SINTRASEB.
Geise Soares – Estudante de Serviço Social na FURB, feminista, militante da Economia Solidária, cooperada na CooperTeia, atualmente conselheira no CEAES – Conselho Estadual de Artesanato e Economia Solidária.
Josué de Souza – cientista social, professor de sociologia, militante nos movimentos sociais e políticos.
Maria Luci Bittencourt – Pedagoga. Professora aposentada da FURB.
Roberto Moraurer – militante nos movimentos sociais e políticos desde 1986, atua na área teatral e participa em diversas instâncias da construção de políticas públicas de Cultura, membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Blumenau.
Sandra Tolfo – Feminista, integrante da Marcha Mundial das Mulheres, Professora de Sociologia.
Se juntar todos , não teremos um bom …..O PT inventa de tudo ….
Parabéns PT, a democracia se faz com pluralidade e debate.
Interessante, uma pessoa como vc deve conhecer pessoal e intimamente todos os citados acima, para chegar a tal conclusão. Caso contrário tal comentário não tem validade por não se basear em fatos e sim em achismo, ou seja aquele jargão o ódio gratuito e o medo do novo.
Este povo tem meu apoio , um povo na luta por uma Blumenau de todos!
A verdadeira caixa de Pandora …