Em comemoração aos dois anos de atuação em Blumenau, completados em 25 de abril, a BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento básico do país, lança uma série de minidocumentários que mostra o poder de transformação do saneamento básico. Daniel de Oliveira, de Blumenau, é um dos protagonistas da série.
A série conta com sete vídeos que mostram como o acesso ao tratamento de água e esgoto ajuda a reescrever a história de pessoas Brasil afora. Com base em questões relacionadas à saúde, educação, geração de emprego e renda, meio ambiente e esporte, além de Blumenau (SC), os filmes relatam as histórias de moradores das cidades de Macaé (RJ), Paço do Lumiar (MA), Natividade (TO), Uruguaiana (RS), Xinguara (PA) e Cachoeiro do Itapemirim (ES).
Daniel de Oliveira é ultramaratonista e morador de Blumenau. É vencedor do Campeonato de Ultrathriatlon, uma prova com distâncias três vezes maiores que as do Iron Man. Atualmente, ele faz seus treinos diários no Rio Itajaí-Açu, que teve a qualidade da água recuperada após a chegada da BRK Ambiental à região. Antes de iniciar a implantação do sistema, apenas 4,8% da população tinha esgoto coletado e tratado. Hoje, este índice é de 43%, abrangendo cerca de 160 mil blumenauenses.
Em Blumenau, o contrato de concessão prevê investimentos de R$ 505 milhões até o ano de 2055. “Atualmente, 100 milhões de brasileiros não têm acesso ao tratamento de esgoto e 35 milhões não recebem água tratada, o que ocasiona problemas graves de saúde na população, além de prejudicar diversos outros aspectos socioeconômicos. A história do Daniel nos estimula a continuar levando saneamento básico para quem não tem acesso a este serviço essencial”, diz Edi Bortoli, diretor de Operações da BRK Ambiental na cidade catarinense.
Seja o primeiro a comentar