Hospitais de Blumenau estão com 100% das UTIs ocupadas

Foto: Informe Blumenau

100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Blumenau estão ocupados. A informação é da Prefeitura, com base na informação dos hospitais da cidade, que não tem um hospital público.

O motivo, segundo informa o Município, é pelo fato das instituições virem cumprindo a determinação de aumento das cirurgias eletivas, uma promessa de campanha do Governo Jorginho Mello (PL). Muitos pacientes que passam pelos procedimentos de alta complexidade, necessitam de vaga na UTI para o pós-operatório. Nos primeiros três meses de 2023,foram realizados mais de 1,8 mil procedimentos em diferentes segmentos.

A Prefeitura destaca também que os casos de Covid-19 representam apenas 3% do total de ocupação, e nenhum caso de Dengue encontra-se internado em UTI.

O secretário de promoção da saúde, Marcelo Lanzarin, comenta que novos leitos de UTI estão sendo aguardados por meio de portaria do governo do Estado. “Mas, além disso, é importante sabermos que a atual ocupação ocorre devido ao aumento de procedimentos de alta complexidade, que estão sendo realizados nos hospitais Santo Antônio e Santa Isabel. Vale ressaltar que, mesmo com 100% da ocupação, se o morador necessitar de unidade de terapia intensiva, a central macrorregional de regulação de leitos, que fica na Gerência Regional de Saúde de Blumenau (Gersa), encontrará um leito disponível para o paciente, seja na nossa cidade ou em município vizinho”, acrescenta.

Por meio de nota, o Hospital Santo Antônio informou à secretaria de saúde que a alta na ocupação dos leitos de UTI Geral, se dá em virtude das referências em oncologia e ortopedia do hospital e de quem nenhum dos casos é de internação por Covid-19 ou Dengue.

Já o Hospital Santa Isabel afirma que os pacientes internados são das especialidades de clínica médica e cirúrgica, cirurgia vascular e cardiovascular, neurologia, traumas e transplantes – especialidades das quais o HSI é referência.

No Hospital Misericórdia, da Vila Itoupava, que vem gradativamente aumentando a parceria com o município, absorvendo e implantando novos serviços, bem como, aumentando a oferta das atividades já existentes, entre elas, a realização de cirurgias eletivas de média complexidade. Atualmente, o Hospital realiza cirurgias nas especialidades de ortopedia, cirurgia geral, videolaparoscopia, ginecologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, proctologia e urologia. De janeiro a março desse ano foram realizadas 673 cirurgias nessas especialidades.

Ou seja, pelas informações repassadas, a falta de vagas é por um bom motivo. Importante é que ninguém, caso precise, fique prejudicado, o que não parece ser o caso.

 

1 Comentário

  1. Promessa de campanha sem planejamento , quem paga é povo .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*