A telemedicina passou a ser autorizada no dia 19 de março, devido ao avanço da pandemia do novo Coronavírus no Brasil. Com isso o Hospital Santo Antônio passou a implementar essa nova ferramenta tecnológica para determinados pacientes. A partir do mês de julho, os pacientes da Oncologia adulta passaram a ser consultados por meio da telemedicina.
“Sendo referência em Oncologia para 14 municípios do médio vale do Itajaí, vimos o cenário mudar do dia para a noite, além da preocupação com nossos pacientes no diagnóstico e controle diário, ainda tínhamos a preocupação do deslocamento do paciente até o hospital para uma consulta de rotina, que muitas vezes poderia ser feita de forma online. Pensando em não expor o paciente a um alto risco vindo ao hospital nesse momento, resolvemos tirar o projeto do papel”, relata Dr. Rinaldo.
A plataforma implantada é uma parceria com a empresa Saga Saúde, do grupo do Cirurgião Oncológico Dr. Rinaldo Danesi Pinto. Essa plataforma veio para facilitar na continuidade do tratamento dos pacientes que necessitam se deslocar até o hospital.
“Não são todos os pacientes da oncologia que atendemos de forma online, isso varia de acordo com diversos fatores, paciente, diagnóstico, fase de tratamento e controle dos sintomas. Um paciente de Benedito Novo por exemplo, não precisa vir ao hospital apenas para me mostrar um exame de rotina”, complementa Dr. Rinaldo.
Como funciona:
As consultas são feitas de acordo com o prontuário do paciente, a equipe liga para o mesmo e agenda a consulta por videochamadas, como ocorre nas consultas presenciais, assim o paciente recebe um link de acesso.
Lembrando que o paciente é informado da modalidade de consulta, e se o mesmo preferir, a consulta será presencial. Esse novo formato se torna uma opção a mais para o paciente.
Fonte: HSA
Seja o primeiro a comentar