A Igreja Luterana do Espírito Santo, da Rua Amazonas, abre no dia 27 de março, às 19h30, novo ciclo de grandes concertos gratuitos com apresentação do Coro de Câmara Vocal Consort Blumenauensis. As ações do calendário 2024/2025 são a sequência do Projeto Temporadas de Concertos da Igreja do Espírito Santo do ano passado; Além de oito grandes concertos, estão programadas oito oficinas musicais.
O projeto viabiliza também visitas guiadas públicas e gratuitas, com acessibilidade; programas em braille, legibilidade nas peças, atitudinal; guias orientados, áudio descrição nos concertos e oficinas; e acessibilidade espacial, rampas, espaços a cadeirantes, QRcode com áudio descrição da visita ao patrimônio. “No ano que celebramos os 200 anos da imigração alemã e assim da presença da Igreja Luterana no Brasil, muito me alegra iniciarmos um novo ciclo de concertos da igreja do Espírito Santo pois a música acompanhou, fortaleceu e segue fazendo a diferença de geração em geração”, afirma o pastor Milton Jandrey.
A primeira atração da série de Concertos na Igreja do Espírito Santo é o Coro De Câmara Vocal Consort Blumenauensis, formado por cantores de Blumenau e região e tem como objetivo fomentar e divulgar a música coral clássica em Blumenau e região. O embrião para a fundação do coro surgiu em 2011, quando cantores liderados por Marcos Liesenberg e Roberto Rossbach, se reuniram para um concerto sacro. “A temporada de concertos da Igreja Luterana de Blumenau desempenha um papel relevante na promoção da cultura, aumenta a oferta de concertos musicais da cidade e apoio a talentos regionais, além de promover a integração entre as pessoas”, menciona o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto. “Essas contribuições valiosas e generosas enriquecem a vida da nossa comunidade. Nós celebramos com entusiasmo essa programação que também comemora os 200 anos da presença Luterana no Brasil”, salienta.
O concerto de estreia do coro de câmara Vocal Consort Blumenauensis, denominado “Soli Deo Gloria”, ocorreu em 2012, no Teatro Carlos Gomes, cuja obra principal foi o moteto “Jesu, meine Freude” (BWV 227), de Johann Sebastian Bach. Até agosto de 2015 o coro recebeu a orientação vocal do tenor Marcos Liesenberg. Desde sua fundação, o coro está sob a regência do maestro Roberto Rossbach. O projeto é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet (PRONAC 221996).
Abertura de Grandes Concertos na Igreja Luterana do Espírito Santo
Dia 27 de março, quarta-feira, às 19h30
Concerto Meditativo Membra Jesu Nostri, com o Coro de Câmara Vocal Consort Blumenauensis, com direção Artística de Roberto Rossbach
Local: Igreja Luterana do Espírito Santo (Rua Amazonas, 119, Bairro Garcia)
Entrada gratuita e aberta à comunidade
Patrocínios: Acearia Frederico Missner; Agro Timbó Distribuidora; Altenburg; Cartondruck; Grupo Breitkopf; Volvo Dicave; Stuttgart Artigos Finos; Tarpan; e 43 SA Grafica e Editora.
Apoio: Rádio União e Escola Barão do Rio Branco
Realização: Comunidade Luterana Blumenau Centro e Ministério da Cultura do Governo Federal
Visitas guiadas
Públicas e gratuitas na Igreja Luterana do Espírito Santo, aos sábados das 9h30 às 12h30. Apresentações musicais às 10h30 dos sábados de 2024/25. Agendamentos para estudantes pelo (47) 3322-0587
Realização: Comunidade Luterana Blumenau Centro, diretoria e pastores
Equipe técnica
Direção de produção: Rodrigo Dal Molin – Verbo Projetos
Curadoria: Melita Bona
Produção visual: Conquest Filmes
Formação dos guias: Cristiane Lindner
Oficina e organista residente: Cleonir Zimmermann
Social Mídia: Gear Digital
Divulgação cultural/AI: Nane Pereira Comunicação e Arte
Componentes do Coro de Câmara Vocal Consort Blumenauensis:
Sopranos: Elke Haas Fonseca, Laizy da Silva e Roseli Weingartner
Sopranos 2: Carla Rieger, Melissa Knaesel e Tatiane Krüger Niebuhr
Contraltos: Karin Haas Augsburger, Melita Bona, Noemi Kellermann e Vânia Martins de Souza Almeida
Tenores: Lúcio Mello, Reyber Alejandro Adams, Ricardo Haas, Tiago Pizarro Castro e Victor Bona
Baixos: Marcos Antonio da Silva, Matheus Teixeira, Paulo Visconti, Rodrigo Augusto Rodrigues e Thiago Freitas
Violino 1: Débora Pschichholz Henz
Violino 2: Juliana Schuetze
Violoncelo: Alexander Christian Vibrans
Órgão: Helder Cadore
Repertório sacro: conta com apresentação da obra Dietrich BUXTEHUDE (c.1637-1707). E no roteiro estão: Membra Jesu nostri patientis sanctissima (1680), BuxWV 75; Cantatas 1, 2 e 7, para coro misto a cinco vozes, dois violinos e baixo contínuo. I – Cantata 1: “Salve meum salutare” / “Ad Pedes” (Aos Pés); II – Cantata 2: “Salve, salve rex sanctorum” / “Ad Genua” (Aos Joelhos); e III – Cantata 7: “Salve Iesu reverende” / “Ad faciem” (À Face)
Sobre a igreja
É datada de 1877, edificada em estilo neogótico e finalizou amplo restauro em 2022, momento que retorna à comunidade para além das celebrações, acolher as diferentes apresentações culturais, em especial os musicais
Acompanhe as novidades pelo Instagram.
Seja o primeiro a comentar