Dias 15 e 16 de setembro, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) recebe o II Seminário Estadual das Cooperativas Solidárias da Agricultura Familiar, Reforma Agrária, Catadores e Economia Solidária do Estado de Santa Catarina, evento que tem como objetivo criar um espaço de reflexão, interação e promoção do cooperativismo e da Economia Solidária no Estado.
Serão discutidos temas como a atual conjuntura e os desafios para o cooperativismo solidário no Brasil e em Santa Catarina e a Economia Solidária como estratégia de organização do povo e de promoção do desenvolvimento. A expectativa reunir 60 representantes no evento.
Durante os dois dias do evento será realizada também a “Feira das Cooperativas Solidárias da Agricultura Familiar, Reforma Agrária, Catadores e Economia Solidária do Estado de Santa Catarina”, onde serão comercializados produtos artesanais e agroecológicos oriundos da agricultura familiar, de várias cidades catarinenses, conjuntamente com a já tradicional Feira da Ecosol que acontece todo mês na FURB.
O evento é organizado pelo Fórum Catarinense de Economia Solidária e pela União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas/SC) e executado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB), com recursos destinados por emenda parlamentar. O I Seminário Estadual foi realizado no município de Chapecó, em 2019.
Programação
O Seminário abre no dia 15 de setembro, às 8 horas da manhã com o acolhimento dos participantes e montagem da feira. A abertura oficial, com a presença de representantes da Frente Parlamentar da Economia Solidária/SC; da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Solidária/Câmara Federal; da Unicopas/SC; do Fórum Catarinense de Economia Solidária (FCES) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDE/SC). Logo após, às 9h40, Francisco Dalchiavon, da Unicopas Nacional fala sobre “A atual Conjuntura e desafios para o Cooperativismo Solidário no Brasil e em Santa Catarina”. Na parte da tarde, às 14 horas, o professor da FURB, Valmor Schiochet, representando o FCES e a ITCP/FURB, fala sobre “Cooperação e Economia Solidária. A Economia Solidária como estratégia de organização do povo e de promoção do desenvolvimento”. Ambas as falas serão seguidas de debates e comentários. Às 16 horas ocorrem trabalhos em grupo com a temática “Qual projeto de sociedade estamos construindo com a cooperação e a economia solidária em Santa Catarina?” e às 17h, uma reunião plenária.
No dia 16 de setembro a programação inicia às 8 horas com a montagem da feira e às 9 horas uma mesa redonda discute “A realidade da cooperação e da cooperativa solidária em SC (conquistas e desafios)”. Às 10h30 os grupos de trabalho se reúnem novamente para discutir “Quais os principais desafios da cooperação e da economia solidária em nosso estado?” e às 11h30 ocorre plenária. A retomada dos trabalhos será às 14h, quando os grupos discutem “Quais as estratégias para fortalecer a intercooperação entre empreendimentos/cooperativas e promover a articulação campo e cidade?”, com plenária e encaminhamentos agendada para às 15h e o encerramento para às 16h30. A feira encerra às 17 horas.
Seja o primeiro a comentar