Literatura infantil e reconhecimento internacional. O ilustrador e escritor Guilherme Karsten acaba de receber o Golden Pinwheel Young Illustrators Competition Internacional, com a obra de própria autoria e ilustração Aaahhh! (2019), pela editora internacional Thames & Hudson.
O Golden Pinwheel é um concurso promovido pela Feira do Livro de Xangai – China Shanghai International Children’s Book Fair (CCBF) -, que é organizada pela Feira de Bolonha (Itália), a maior e mais importante feira de livros infantis do mundo. Foram enviados projetos de 1999 ilustradores de 72 países e territórios. A seleção final ocorreu no dia 18 de novembro, e Guilherme Karsten (Brasil) ganhou o grande prêmio Golden Pinwheel Young Illustrators Competition (Internacional), Gui Tuzi (China) ganhou o Golden Pinwheel Young Illustrators Competition (China), além disso Rômolo Eduardo D’Hipólito (Brasil), Miguel Pang Ly (Espanha) e Zhao Niaoer (China) ganharam as Menções Especiais de Ilustração.
“A premiação foi uma grande surpresa para mim. Uma confirmação da qualidade e do alcance do trabalho. Esses prêmios ajudam a divulgar o meu trabalho, por meio de uma curadoria profissional. Isso nos dá uma felicidade imensa”, celebra Karsten. Como premiação, o ilustrador irá participar da Feira de Xangai 2020 como convidado, dando palestras e oficinas.
Guilherme Karsten nasceu em Blumenau, Santa Catarina. Sua carreira como ilustrador iniciou em 2010, após vencer um concurso nacional para novos ilustradores de livros infantis. Desde então, já ilustrou inúmeros livros de diversos escritores, no Brasil, América Latina, Europa e Ásia. Em 2018, lançou-se também como autor. De seus livros autorais, Carona (no Brasil pela Ed. Companhia das Letras) e Aaahhh! (no Brasil pela Ed. Harper Collins) já foram publicados no exterior e no Brasil serão lançados em 2020. Já o livro Uma Canção (no Brasil pela Ed. Harper Collins) foi vendido para 4 países, incluindo o Brasil, porém sem data definida de publicação.
Neste ano Karsten já recebeu algumas premiações, com destaque também para o Prêmio na Bienal de Ilustração de Bratislava, categoria Placa 2019, também com o livro Aaahhh!. A última premiação de brasileiros havia sido em 2007, com Angela Lago. Em artigo para revista Portfólio, o jurado Israel Yuval Saar escreveu: “Em seu livro, Karsten pergunta: ‘Um ruído alto ecoa por todo o mundo, causando caos e confusão. O que poderia ser?’. A resposta – de que o ruído vem de dentro de você – é descrita em estilo inteligente e único, com ilustrações impetuosas que fazem o leitor mergulhar nas suas colagens coloridas e detalhadas”.
Fonte: Nane Pereira Comunicação e Arte
Be the first to comment