Os dados foram divulgados pelo Projeto de Extensão Cidadania Financeira no Vale do Itajaí da FURB com base nos dados do SPC, da CDL Blumenau. Em novembro, o índice de inadimplência de Blumenau apresentou um aumento de 3,24% em relação ao mês de outubro. No ano passado a inadimplência foi de 0,43% no mesmo período.
Este foi o quinto aumento do ano depois de quatro quedas consecutivas. Uma razão para este crescimento é que, ao mesmo tempo em que pessoas usaram o recurso das contas inativas de FGTS para pagar dívidas no começo do ano, algumas também tiveram uma ilusão de um orçamento maior e acabaram fazendo dívidas que não conseguiriam quitar.
De acordo com Bruno Thiago Tomio, economista e professor da FURB, isso impacta diretamente no comércio. O que acabou gerando um aumento de dois milhões nas dívidas dos consumidores com o comércio blumenauense, aumentando o valor total negativado no município para R$ 76,3 milhões.
Para o presidente da CDL Blumenau, Hélio Roncáglio, a expectativa é que esse cenário melhore no próximo mês por dois motivos. Um deles é o 13º salário, que representa cerca de R$ 359 milhões a mais para os blumenauenses. O outro são os bons resultados do Feirão Limpe Seu Nome, realizado a semana passada pela CDL.
Seja o primeiro a comentar