A partir desta segunda, 17 de maio, está liberada a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades e deficiência permanente de 47 anos ou mais. Não é necessário agendamento, basta ir até a Central instalada no Parque Municipal Jorge Hardt, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30. O usuário deverá apresentar Cartão do SUS, documento com foto e carteirinha de vacinação, além da cópia de exame, receita médica dos últimos 12 meses, declaração ou atestado médico com CID da doença.
As comorbidades listadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação são:
- Diabetes mellitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
- Hipertensão arterial estágio 3;
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;
- Insuficiência cardíaca (IC);
- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Síndromes coronarianas;
- Valvopatias;
- Miocardiopatias e Pericardiopatias;
- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fistulas arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênita no adulto;
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;
- Doença cerebrovascular;
- Doença renal crônica;
- Imunossuprimidos;
- Hemoglobinopatias graves;
- Obesidade mórbida;
- Cirrose hepática.
As pessoas que já receberam a vacina contra a Influenza devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para imunização contra a Covid-19.
A vacinação nos demais usuários da fase 3 da campanha acontecerá de forma escalonada em Indaial e será comunicada com antecedência pelas redes oficiais da Prefeitura.
Vacinação em idosos, trabalhadores da saúde e outros grupos da fase 3
Usuários acima de 60 anos precisam apresentar Cartão do SUS, documento com foto e carteirinha de vacinação. No caso dos profissionais da saúde ainda é exigida a carteira de trabalho, comprovando o vínculo empregatício.
Também já podem ser imunizadas pessoas com Síndrome de Down (18 a 59 anos); usuários com doença renal crônica em terapia de substituição renal – diálise – (18 a 59 anos); transplantados de órgão sólido ou de medula óssea (18 a 59 anos); e pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada – BPC – (18 a 59 anos).
Esses usuários deverão apresentar Cartão do SUS, documento com foto, carteirinha de vacinação, além da cópia de exame, declaração ou atestado médico com CID da doença. Usuários do BPC precisam levar cópia do benefício.
Quem já recebeu a primeira dose deve ficar atento ao intervalo de dias para receber a segunda (Coronavac: 2 a 4 semanas e AstraZeneca/Fiocruz: 12 semanas). Na carteirinha de vacinação consta a data que o usuário já pode receber a outra dose.
Be the first to comment