Indaial está entre as três cidades brasileiras reconhecidas pelo Prêmio Cidades Empreendedoras. A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda, 27, na Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília. Foram homenageadas iniciativas empreendedoras que promovem a competitividade empresarial e contribuem para o crescimento econômico das cidades.
O prêmio é destinado a projetos de municípios de pequeno e médio porte – com até 285 mil habitantes.
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, esteve presente na premiação.
Concorreram ao prêmio 479 projetos, sendo 331 prefeituras, 96 instituições públicas e 52 organizações não-governamentais de 23 estados brasileiros. “A premiação foca no ambiente de negócios e as iniciativas vencedoras servirão de inspiração para o empreendedorismo e políticas públicas em todo o País”, ressaltou a presidenta da Enap, Betânia Lemos.
A vencedora na categoria de 100.001 a 285 mil habitantes foi o projeto Fábrica Social – Centro de capacitação profissional coworking confecção, de Itabira (MG). O projeto criou um novo modelo de desenvolvimento para o terceiro setor com foco no resgate socioassistencial e socioeconômico de mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência com foco na geração de renda, emprego e negócios de impacto social por meio da costura.
A iniciativa vencedora na categoria de cidades com população entre 50.001 a 100 mil habitantes foi o projeto Cidade Empreendedora – Criando oportunidades de Indaial (SC). Nele, são estimuladas a formalização de empresas e a desburocratização de processos, o que contribuiu para a capacitação de empreendedores de pequenos negócios.
“Com muita alegria e satisfação compartilhamos este reconhecimento nacional ao trabalho que estamos fazendo, através da Sala do Empreendedor”, disse o prefeito de Indaial André Moser (PSDB).
Já na categoria de municípios de até 50 mil habitantes, a grande vencedora foi o projeto Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL), de Luzerna (SC). Essa iniciativa contribuiu com a geração de empregos, arrecadação de impostos e inovação do ecossistema empreendedor, após focar na retenção de jovens empreendedores na cidade.
O Prêmio
Esta é a primeira edição do prêmio, realizado por meio de parceria entre a Secretaria da microempresa e empresa de pequeno porte e do empreendedorismo, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo é identificar boas práticas desenvolvidas em municípios e divulgá-las para que possam servir de inspiração para projetos similares em outras regiões do País.
Um dos objetivos da premiação é que as iniciativas possam ajudar o gestor público, as empresas e os cidadãos com insumos importantes para o desenvolvimento local.
Fonte: da Redação, com informações do ENAP
Be the first to comment