Diz um ditado chinês: “se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida”. É com esse princípio que o Projeto Pescar aposta, há mais de 42 anos, na formação de jovens em situação de vulnerabilidade social para o acesso ao mundo do trabalho.
Em Blumenau, a iniciativa é aplicada pela Fundação Fritz Müller e a edição de 2020 está com inscrições abertas. A primeira etapa da seleção, que consiste na inscrição online, vai até o dia 31 de janeiro. Neste ano, o Projeto Pescar conta com apoio da TranspoTech Empilhadeiras e do Rotary Club de Blumenau – Garcia e oferece 20 vagas para o curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos. As vagas estão abertas até o dia 31 de janeiro.
Podem participar jovens entre 16 e 19 anos que estejam cursando no mínimo o 7º ano do ensino fundamental, ter o ensino médio completo ou em andamento. Outro requisito é ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Camila Cunha, da área de Responsabilidade Social da Fundação Fritz Müller, destaca que o projeto foca em três pilares. “Além de promover a iniciação profissional desses jovens, com a aprendizagem técnica, a grade proporciona temas interdisciplinares de desenvolvimento pessoal e cidadania, possibilitando aos jovens tornarem-se protagonistas de suas histórias”, diz.
O aluno também recebe uniforme, transporte e alimentação gratuitamente. As inscrições devem ser feitas pelo site www.projetopescar.org.br/inscricoes/, com documento de identidade.
Processo Seletivo
A primeira etapa de seleção é o preenchimento dos questionários de dados pessoais e socioeconômicos. O candidato recebe o número da inscrição por e-mail.
Os próximos passos são a entrevista individual, a carta de apresentação e a visita domiciliar.
O curso
As atividades ocorrem no turno vespertino e vão ser realizadas nas dependências da Fundação Fritz Müller (Rua Iguaçu, 151 – Itoupava Seca), de fevereiro a dezembro de 2020, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min.
As aulas teóricas correspondem a 40% da carga horária total do curso. Os outros 60% são de aulas práticas, dedicadas aos conteúdos de desenvolvimento pessoal e cidadania, com aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3057-8001 ou (47) 99199-5331.
Projeto Pescar
A Fundação Projeto Pescar atua desde 1976 e possui 81 unidades em 10 estados brasileiros. A iniciativa também tem 44 unidades no exterior, em países como Argentina, Paraguai e Angola, na África.
O projeto tem como objetivo estimular os jovens ao estudo, oferecer formação qualificada e ingressá-los no mercado de trabalho.
Por ano, mais de 31 mil jovens são formados pelo projeto, que envolve mais de 2 mil voluntários.
Fonte: Trevo Comunicação
Seja o primeiro a comentar