O julgamento do recurso contra a decisão do TRE catarinense, que absolveu o senador Jorge Seif (PL) da acusação de abuso do poder econômico durante a campanha eleitoral de 2022, recomeça nesta terça-feira pelo TSE, a partir das 19h. Ele começou no dia 4 de abril, com a leitura do relatório do caso pelo relator, ministro Floriano de Azevedo Marques, em seguida com as sustentações orais de acusação e defesa e a apresentação do parecer do Ministério Público Eleitoral. Depois, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, suspendeu o julgamento.
Seif foi denunciado pela Coligação Bóra Trabalhar (PSD-União-Patriota) por supostamente ter se beneficiado da estrutura da empresa Havan, do empresário Luciano Hang, seu cabo eleitoral declarado, no uso de aeronaves e da assessoria de imprensa. Também denunciou suposto financiamento de propaganda eleitoral por entidade sindical, por meio de participação na 21ª Semana de Indústria Calçadista Catarinense, em São João Batista, evento promovido pelo Sindicato das Indústrias de Calçados da localidade.
As denúncias foram rejeitadas por unanimidade do TRE.
Em caso de condenação, Jorge Seif perderá o mandato e o TSE deve convocar novas eleições em Santa Catarina para junto das eleições municipais de outubro. Ou, de forma mais remota, decidir por chamar o segundo colocado, Raimundo Colombo (PSD), que recebeu cera de 900 mil votos a menos que o eleito, situação que muitos especialistas consideram improvável, mas tem gente que aposte..
A contar pelos 19 prefeitos ligado ao bolsonarismo, se deve, respeitando o direito a defesa, deve ser cumprido a lei.
Como os 19 prefeitos ligado ao bolsonarismo, se deve, respeitando o processo legal, que seja aplicado a lei.