A informação é da jornalista Dagmara Spautz, do grupo NSC. O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina marcou para o dia 26 de outubro o julgamento da ação contra o senador Jorge Seif (PL), acusado de abuso do poder econômico pelo PSD e pelo ex-governador Raimundo Colombo.
Seif teria voado em aviões e helicópteros da empresa Havan, de Luciano Hang, durante a última campanha eleitoral. Além disso, o PSD argumenta que foi usada a estrutura da empresa de Hang para promoção do então candidato.
Todos temos na memória o empenho do empresário nas candidaturas bolsonaristas aqui no estado e a de Seif foi emblemática. Aqui mesmo em Blumenau ele participou como um ativo cabo eleitoral num evento, assim como em outras cidades catarinenses.
Aeroportos e aeroclubes de Santa Catarina, entre eles o Quero Quero, de Blumenau, foram oficiados para identificar os registros de voos no período eleitoral e quem estava voando.
O processo guarda muita similaridade com a recente decisão da Justiça Eleitoral, que cassou neste ano o prefeito e vice de Brusque, obrigando uma nova eleição. Lá a Justiça entendeu que Hang usou sua estrutura empresarial a favor do então candidato Ari Vequi (MDB) em 2020.