Nesta quinta-feira, 14, acontece a tradicional reunião entre os veículos de imprensa, partidos políticos, Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral que antecede qualquer eleição. Será no auditório principal do Fórum de Blumenau e serão passadas as linhas gerais no que diz respeito a legislação relacionada a comunicação.
A dupla que trabalhará na área de comunicação nesta eleição é a juíza Quitéria Tamanini Péres e Deize Maria Oechsler pelo Ministério Público. Como não atuam na área, nos últimos tempos se debruçaram em cima da legislação para encarar este desafio, que não pequeno.
A grande dúvida está nas redes sociais, que não conta com uma legislação definida. O que pode e o que não? Qual a responsabilidade de nós, jornalistas e comunicadores?
Com uma experiência bastante grande, de pelo menos 16 anos, entendo que o que deve prevalecer para garantir a liberdade de expressão é o bom senso. O trabalho dos profissionais de comunicação não pode ser visto isoladamente e sim no todo pela Justiça Eleitoral. De outro lado, temos a responsabilidade de não priorizar candidatura A ou B e buscar manter espaços similares para todos os candidatos, sem é claro, esquecer a relevância noticiosa de cada um deles.
Seja o primeiro a comentar