O escritor Viegas Fernandes da Costa lança dois novos livros em Blumenau na próxima quinta-feira, 19 de dezembro, às 19 horas, no Sebo Rocinante. No lançamento, além da tradicional sessão de autógrafos, o autor conversará com o público presente sobre seu trabalho de escrita e sobre o processo que resultou na publicação de “Carnaval dos Justiceiros” e “Houve dias de Humanidade em mim”, títulos dos novos trabalhos.
“Carnaval dos Justiceiros” recebe o selo da Editora Folheando, de Belém (PA), e foi selecionado a partir de um edital do qual participaram originais de todo Brasil. O livro reúne 43 crônicas publicadas pelo autor entre os anos de 2010 e 2022 em diferentes jornais, revistas e sítios eletrônicos. Segundo o editor da obra, nesse livro “Viegas lapida o ordinário dos dias por meio das palavras exatas, escolhidas com esmero, como quem separa o feijão para dar de comer ao próximo”, e trata a crônica como a poesia do cotidiano, “revelando-se como um cidadão em território fraturado, comprometido com seu tempo e sua gente sem, entretanto, abandonar o humor e a esperança”.
Já “Houve dias de humanidade em mim” é um livro de poemas e recebe o selo da Editora Urutau de São Paulo. Esta obra também foi selecionada em um edital do qual participaram originais dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo o escritor e professor Eduardo Silveira, que assina a orelha de
“Houve dias de humanidade em mim”, nos poemas que integram o livro “Viegas nos oferece as entranhas da cidade, seus órgãos e tecidos. Suas precariedades, aquilo que se move nas sombras, nas vielas. O cotidiano e suas dores. Sempre sob o olhar cuidadoso e gestos minuciosos de um anatomista-artesão das palavras.”
Neste lançamento será dado o pontapé inicial para as comemorações de 20 anos da publicação do primeiro livro de Viegas, que aconteceu em 2005.
O autor
Viegas Fernandes da Costa nasceu em Blumenau em 1977, e atualmente mora em Florianópolis e em Imbituba. Além de escritor, é também historiador e professor no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). É autor de 7 livros. Atuou como colunista em diversos jornais e portais, e em 2015 recebeu o Prêmio Catarinense de Literatura, conferido pela Fundação Catarinense de Cultura, com o livro “Sob a sombra da tabacaria”. Neste ano de 2024 recebeu o Prêmio Personalidade do Ano das Letras, conferido pela Academia Catarinense de Letras e Artes.
Serviço
Lançamento dos novos livros de Viegas Fernandes da Costa
Quando: 19 de dezembro, às 19 horas
Onde: Sebo Rocinante, localizado na Rua Arnoldo Ruediger, nº 159, Água Verde, Blumenau
Livros
Carnaval dos Justiceiros, Editora Folheando, 2024, 190 páginas
Houve dias de humanidade em mim, Editora Urutau, 2024, 56 páginas
Seja o primeiro a comentar