Lei autoriza enterro de animais domésticos em cemitérios de Blumenau

Foto: cemitério animais França

Então…

Sei que vou me incomodar, mas não tem como não torcer o nariz para a proposta de nova lei municipal de Blumenau. Os vereadores aprovaram o projeto de lei de autoriza o sepultamento de animais domésticos em cemitérios públicos e privados da cidade. Falta a assinatura do prefeito Napoleão Bernardes para fazer parte de mais um item da legislação muncipal.

O projeto é de Célio Dias (PR), que vira e mexe apresenta proposições em defesa da causa animal. A mais importante, a meu ver, foi em 2004,  proibindo a presença de animais nos circos que se apresentam em Blumenau. A cidade foi precursora então, sendo referência para leis semelhantes em outros municípios.

Concordei na época, não agora.  Sei que existe uma cultura, a meu ver exagerada, de transformar nossos animais em membros da família.

Repito. Entendo como exagerada esta cultura que se cria na cabeça das pessoas.

Antes que me atirem pedra, adoro bichos, já tive alguns. Comigo hoje estão a Penélope, Julieta, Margarida, Brigite e Matilde, cinco felinas da raça “vira-lata”.  Todas adotadas.

São parte da minha vida, da minha rotina. Converso com elas.

Foto: Informe Blumenau
Foto: Informe Blumenau

Mas são bichos.

Ha um ano e meio morreu o Benjamim, um parceiro siamês/vira-lata que convivi durante 11 anos.

Foto: Informe Blumenau
Foto: Informe Blumenau

Foi doído, mas foi…

Triste, mas sem rituais iguais aos dos seres humanos.

Temos outras prioridades, inclusive sermos humanos.

Não precisamos de lei para legislar sobre o enterro dos nossos animais domésticos.

Foto: cemitério animais França
Foto: cemitério animais França

8 Comentário

  1. importante noticiar, mas mais importante é expor a opinao mesmo que seja “impopular”, parabéns Alexandre, e eu concordo totalmente com sua opniao

  2. posso estar errado mas essa lei é somente pra beneficiar o cemiterio sao jose,onde o autor da lei é muito proximo deles

  3. Num primeiro olhar pode parecer estranho, mas penso que o assunto deve ser analisado com bastante cautela por quem desejar criticar. Sabem por que? Tenho convicção de que muitas pessoas enterram seus entes ditos ‘queridos’ porque não tem outra opção. Digo isso baseado nas várias famílias que vivem sob o pálio das desavenças, e socialmente querem parecer exemplos. Noutro vértice estão os que tratam seus animais como aqueles outros deveriam tratar seus entes ‘queridos’. Lembrem-se: a relação com os animais é honesta, principalmente do animal para com o dono – o animal não faz de conta que gosta do seu dono para a sociedade ver. Logo, não vejo problema algum no projeto de lei, até porque, a meu sentir, o cemitério deveria ser tido como o local para deixar eternamente (ainda que simbolicamente) o ser (humano ou não) que partiu, e pelo qual se tinha amor.

  4. Vai haver opiniões diversas , mas se o dono do animal utilizar-se de cemiterio particular e arcar com todos os custos , não temos porque discordar . A opinião do leitor Zezinho parece-me acertada .

  5. Bom dia.
    A Lei permite, não obriga….então se a pessoa quiser ela pode enterrar seu pet em seu jazido familiar. Não entendo o porque da polemica.
    Este projeto de lei atende a um grupo de pessoas, sem afetar o direito de nenhum outro grupo, sendo assim apoio totalmente a a proposta de lei.

  6. bem, em tantas polêmica e aceitação, eu gostaria de saber se, vai sair alguns custos para a sociedade contribuinte, estamos em teste de recursos , portanto, se os custo sair do dono do animal, concordo, pois os animais tem mais afeto aos seu donos, do q os humanos, q brigam por um palmo de terra.

  7. Só para contribuir; Se o animal morrer em praça e ou local público é só acionar o DSU que eles recolhem e dão um destino.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*