Desde o fim do ano passado estão sendo instalados equipamentos com sistema de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), em ruas de entrada e saída da cidade de Blumenau, mas agora eles estão mais a vista do cidadão. Ao todo, serão 66 pontos, com câmeras que possibilitam a identificação veicular automática, inibindo furtos, placas clonadas e veículos circulando irregularmente nas vias do município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), os equipamentos instalados não possuem a função de controle de velocidade, mas sim de mensurar, 24 horas por dia, a quantidade de veículos e fluxo no trânsito da cidade. Com estas informações coletadas, a Seterb tomará decisões mais ágeis para melhorar a fluidez no trânsito.
“Os dados serão controlados em tempo real e integralmente. Uma tecnologia de primeiro mundo para garantir mais segurança pública e mobilidade para Blumenau”, diz o secretário de Trânsito e Transportes, Éder Boron.
Inicialmente os equipamentos instalados passarão por fase de testes e após a efetivação da Central de Controle Operacional (CCO), unidade gerencial e operacional, responsável pela recepção de imagens e informações 24 horas por dia, ele entrará em funcionamento.
CCO
A central vai contar com câmeras de monitoramento, semáforos inteligentes e softwares e, com os pontos críticos do trânsito já mapeados, será possível avançar na segurança viária e mobilidade, reduzindo a taxa de mortalidade com acidentes. Um investimento de mais de R$ 15 milhões.
Fonte: Comunicação PMB
Seja o primeiro a comentar