Desde a declaração da caducidade do Consócio Siga, o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) tem falado que a construção do edital de licitação para a nova operação do transporte coletivo de Blumenau pode ser uma “janela de oportunidades” para prestar um serviço de melhor qualidade à população.
Também disse que a frota seria de ônibus novos.
Pela fala do coordenador da comissão que está construindo o edital, Caio Silveira, procurador jurídico do Seterb, talvez não seja assim.
Em entrevista nesta terça-feira pela manhã para o PC, na rádio Nereu Ramos, Caio disse que dificilmente teremos uma frota 100% nova. Falou que não existe no mercado 250, 300 ônibus 0 KM disponíveis para a compra e que a proposta de renovação será parcial. Alguns seriam novos e outros com uma idade da frota baixa, em torno de 2 anos.
Lembrando que nesta quarta-feira acontece a primeira e única audiência pública, promovida pela Prefeitura, onde as pessoas poderão se manifestar sobre o edital. Será a partir das 19h30, no Eisenbahn Biergarten.
Tem uma outra prevista para depois da análise do Tribunal de Contas do Estado, mas esta é apenas para esclarecimentos. O Pode Público também promete fazer reuniões com grupos organizados da sociedade, consulta em terminais e pela Internet.
Pelo que entendi da entrevista do coordenador da Comissão, a janela de oportunidades visualizada pelo prefeito tem tudo para se mais do mesmo. Caio garantiu que não estão sendo debatidos outros modais de transporte e alternativas diferenciadas.
Ele disse que o objetivo do edital é “garantir mais qualidade” para o serviço. “O papel aceita tudo, você pode estipular uma série de exigências”, “é fundamental a fiscalização, o cumprimento de cláusulas contratuais, a aplicação de multas, escolher prestador de forma muito criteriosa, levando em conta a capacidade econômica e operacional da empresa selecionada”, foram algumas das frases usadas pelo representante do Seterb na rádio Nereu.
Juro que pensei que isso já acontecesse. Pelo menos deveria.
Caio praticamente descartou a possibilidade de não se ter mais cobradores e também de veículos com ar condicionado.
“Temos que viabilizar concessão, não vale a pena colocar dificuldades que impeçam interessados”, falou.
Sobre uma eventual participação da Rodovel e Verde Vale no edital, há um processo administrativo na Prefeitura para ver a “idoneidade” das empresas que formavam o Consórcio Siga. Dificilmente terão o aval.
O modelo do edital já é conhecido, será por “outorga” como já foi em 2007 com o Siga. O valor absorvido pela Piracicabana dos créditos já pagos pelos usuários ao Consórcio estarão previstos no edital.
Caio Silveira também afirmou o que o Informe Blumenau vem dizendo a algum tempo. Não teremos uma novos ônibus circulando antes da eleição. No máximo, o vencedor já será conhecido.
Qual o peso terá no processo eleitoral de Blumenau?
Se aparecer essas carrocas demovo o povo deve se reunir e meter fogo e nunca mais acreditar nesses curruptos q estão no poder essa é minha opiniao