Está prevista para ser inaugurada até o fim deste ano em Blumenau a Delegacia de Delitos de Trânsito e Meio Ambiente, uma delegacia especializada para crimes de trânsito e também contra o meio ambiente — como casos de maus-tratos e abandono de animais.
Nesta quarta-feira, 23, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e a vice-prefeita Maria Regina (PSDB) se reuniram com o delegado regional Rodrigo Marchetti, com o delegado Bruno Effori, que estará no comando da unidade, com o promotor Dr. Leonardo Todeschini e com o vereador Bruno Cunha (Cidadania), responsável pela legislação de 2019 que prevê multa para abandono e maus-tratos em Blumenau, para discutir os protocolos que envolvem as denúncias.
Desde 2017, Blumenau tem uma legislação que prevê multa para quem abandona ou maltrata animais. O projeto de autoria do vereador Bruno Cunha (Cidadania), tornou a atitude passível de multa que pode variar entre mil a quatro mil reais.
“Demos um importante passo em 2017, fazendo com que o debate a respeito da proteção animal fosse ainda mais evidenciado. Essa delegacia servirá para fiscalizar as denúncias envolvendo maus-tratos e abandono de animais de forma eficaz e assertiva”, pontuou o vereador Bruno.
A delegacia é uma necessidade antiga de Blumenau. “Além de ser mais uma unidade especializada em crimes específicos, a unidade também vai ajudar a desafogar a carga de trabalho que é executada pelas delegacias dos bairros”, explicou o delegado regional, Rodrigo Marchetti.
No primeiro momento, a Delegacia de Delitos de Trânsito e Meio Ambiente, vai contar inicialmente com três agentes, um escrivão e estagiários. A ideia é de que tenha aumento no efetivo após formatura da Academia da Polícia Civil, prevista para 19 de dezembro, quando Blumenau deve receber mais profissionais.
Com previsão para começar a atuar já em janeiro de 2023, a nova delegacia está localizada ao lado do Presídio Regional, na Rua General Osório, no bairro Velha.
Seja o primeiro a comentar