Quando se avalia uma pesquisa eleitoral, mesmo aquelas com muita antecipação, mais que a condição de cada um é importante dimensionar a rejeição dos candidatos. Ou seja, a manifestação de um possível eleitor sobre quem ele não votaria de jeito algum.
O Ibope realizou um levantamento entre os dias 17 e 21 e as figurinhas carimbadas da última eleição devem abrir os olhos, pois o índice de rejeição é bastante elevado. O ex-presidente Lula (PT) é o campeão, com 55% das pessoas afirmando não votar nele. Atrás vem dois tucanos de grande calibre, José Serra e Geraldo Alckimin ( PSDB), 54%e 52%. O ex-ministro, ex-governador do Ceará e sempre candidato, Ciro Gomes, tem o mesmo índice de Alckmim. Os ex-candidatos a presidente, Marina Silva (Rede) e Aécio Neves (PSDB) estão um pouco melhor, mas nem tanto. 50% e 47%, respectivamente.
É natural, afinal são os que estão mais em evidência e encarnam a imagem da política de hoje. Sorte da Dilma que ela não foi colocada na amostragem, afinal não pode tentar a reeleição. Imagina o índice.
Se há algum alívio para o PT, é que Lula é o mais mencionado para um eventual voto caso queira candidatar-se a presidência, 22%, seguido por Aécio Neves, 15%. Marina Silva tem 11%.
O Ibope ouvir 2.002 pessoas, entre os dias 17 e 21 de outubro em 140 cidades do país. A margem de erro é 2% , para cima ou para baixo.
Lulamolusco de novo não, pelamordedeus!